Navegando por Assunto "Fotoperformance"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Bilreiras ancestres: alumbramentos para rendilhar uma poética artística(Universidade Federal do Pará, 2024-09-06) SILVA, Jucélia Bernardo da; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035Esta pesquisa compartilha o processo de criação de obras inseridas no campo das artes performativas híbridas que possuem o fio têxtil como elemento primordial de expressão poética e apresenta a fotoperfor mance Bilreiras Ancestres como atual desdobramento. As obras foram elaboradas a partir da confluência de duas distintas moventes caracterizadas respectivamente como afetivo-biográfica e poético-política: a prática da renda de bilros pela minha bisavó, Maria Antônia da Conceição, instância ancestre e sopro criador da presente poética (MARTINS, 2021); e mudanças observadas nesse saber-fazer secular a partir de sua inser ção nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, entre povos originários locais, durante a colonização portuguesa (LOPES, 2005). O caráter relacional no contato com os materiais e técnicas emerge como etapa fundamental para deflagrar elaborações teóricas e processos criativos. Aspecto que revela a dimensão do encantamento com as tecnologias têxteis ancestrais como recurso poético-metodológico para atualizar saberes tradicionais por meio da produção artística contemporânea.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elemento transitório: caminho de volta para o mar(Universidade Federal do Pará, 2019-07-01) LEVY, Bianca Costa; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Elemento Transitório é um processo criativo e de pesquisa que parte da relação da artista pesquisadora com as águas, representada pelo arquétipo de Iemanjá. A imersão criativa é delineada a partir do conceito de “Mitodologia”, de Gilbert Durrand, “Monomito”, de Joseph Campbell; e “Redes de criação” e escrita de diário processual de Cecília Salles, além das narrativas míticas iorubás. Assim, esta poética propõe, por meio da Performance nas Artes Visuais, a atualização do mito de Iemanjá e seus arquétipos, e a construção do mito pessoal da artista, em consonância com as demandas, devires e pautas político-sociais contemporâneas, além da reflexão a respeito da fotoperformance e da performance orientada para fotografia na instauração de espaços-tempos e existências desejantes.
