Navegando por Assunto "Fundamentos"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fundamentos da organização do trabalho pedagógico dos professores de educação física da rede municipal de Castanhal-PA(Universidade Federal do Pará, 2018-03-06) SANTOS, Patrícia Menezes dos; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7709951222407913Esta pesquisa tem como objeto de estudo os fundamentos pedagógicos na Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) dos professores de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Castanhal-PA. Possui como problema de pesquisa: Quais fundamentos estão presentes na OTP dos professores de Educação Física das séries finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Castanhal-PA? Seu objetivo geral desta pesquisa é analisar os fundamentos presentes na OTP dos professores de Educação Física das séries finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Castanhal-PA. Como objetivos específicos têm-se: a) Caracterizar e analisar a proposta pedagógica que orienta a disciplina Educação Física na Rede Municipal; b) Caracterizar as concepções de Educação Física dos professores da disciplina na Rede Municipal; c) Identificar a concepção de formação humana em Educação Física à luz do marxismo; d) Analisar se a OTP dos professores está articulada a um processo de transformação da sociedade. A maioria possui pós-graduação em áreas fora do âmbito educacional e trabalha em outras localidades, acumulando uma carga horária total de trabalho superior a 200 horas. No município, atuam sob condições de trabalho precarizadas, no contraturno, com mais de 400 alunos e com recursos razoáveis. A maior parte dos docentes opta pela divisão das turmas por sexo e trabalha predominantemente o conteúdo esporte em suas aulas, embora considerem os demais conteúdos relevantes. Verifica-se que a proposta pedagógica da disciplina na Rede Municipal privilegia o calendário e as modalidades do JIJEM. Oito dos nove professores diz utilizar a proposta de 2016 em seu planejamento, além de outros documentos como os PNC e a BNCC. No que diz respeito às abordagens pedagógicas, verifica-se que há um ecletismo de abordagens e dicotomias entre o referencial documental utilizado no planejamento e a abordagem pedagógica indicada por todos os docentes. Aponta como possíveis caminhos para a superação mudanças na concepção da disciplina Educação Física e de sua função social.Artigo de Periódico Desconhecido Fundamentos epistemológicos da educação socioambiental(Universidade Federal de Mato Grosso, 2022-04) LUZ, Priscyla Cristinny Santiago da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena daEste artigo tem por objetivo apresentar fundamentos epistemológicos da Educação Socioambiental, por meio de um estudo teórico realizado com vistas aos pressupostos que balizaram a Educação ambiental a partir da década de 1970. Trata-se, nesse sentido, de uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, documentos, artigos e periódicos, no qual questionou-se: as orientações que nortearam a educação ambiental, implementada nos últimos anos, apontam que bases epistemológicas da educação socioambiental? A análise dos foi realizada por meio da técnica da análise de conteúdo, com o intuito de gerar intepretações, inferências e categorias que descortinassem elementos epistemológicos da educação socioambiental. O material compilado foi estruturado em três pilares (categorias): a) relação natureza e sociedade; b) relação ambiente e patrimônio; e c) relação ambiente e cidadania. Essas categorias foram subsidiadas, principalmente, pela Teoria da Complexidade do Conhecimento, sob o ponto de vista de Edgar Morin (2007, 2010), Morin, Ciurana e Motta (2009); na Complexidade Ambiental proposta por Enrique Leff (2003) e na discussão acerca da interdisciplinaridade fundamentada nas concepções de Silva (2009) e Fazenda (2011). Conclui-se, assim, que as bases epistemológicas da educação socioambiental evidenciadas pela pesquisa alinham diálogos e concepções do saber para o entendimento e a atuação sobre questões socioambientais de forma complexa, interdisciplinar e possibilitam projetar/articular práticas educativas transformadoras.
