Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Geometria-Estudo e ensino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    História da Geometria para o ensino fundamentada na Ideografia Dinâmica
    (Universidade Federal do Pará, 2025-02-25) CASTILLO BRACHO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; https://orcid.org/0000-0001-7910-1602
    Neste trabalho, faz-se uma descrição reflexiva de uma pesquisa centrada na Ideografia Dinâmica como um fundamento integrador entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais no ensino de geometria. O estudo parte da seguinte questão central: como a História, se utilizada para o ensino da geometria com fundamentação na Ideografia Dinâmica, pode contribuir para uma nova compreensão do desenvolvimento e da sistematização da matemática, promovendo o ensino e a aprendizagem da geometria? A pesquisa tem como objetivo geral explorar a Ideografia Dinâmica como um fundamento que articula a História da Matemática e as Tecnologias Digitais, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem na geometria. Para isso, foi necessário (i) identificar principais tendências, contribuições e lacunas existentes na produção acadêmica e científica – em âmbito nacional e internacional – relacionada às interações entre História da Matemática e Tecnologias Digitais; (ii) compreender a trajetória histórica das tecnologias na condição de artefatos culturais que influenciaram a cognição, a representação e a comunicação de ideias matemáticas, desde as ideografias estáticas até as dinâmicas; (iii) caracterizar os fundamentos teóricos da História para o Ensino da Matemática e da Ideografia Dinâmica; e (iv) caracterizar a obra de Oliver Byrne – com seus diagramas coloridos aplicados aos Elementos de Euclides – e a obra de Jay Hambidge, com sua abordagem de simetria dinâmica, destacando o modo como esse tipo de material histórico pode ser dinamizado por meio do GeoGebra e do Manim. Ao integrar perspectivas históricas com abordagens tecnológicas, a pesquisa busca sustentar a premissa de que a Ideografia Dinâmica pode transformar o ensino da geometria, promovendo uma compreensão mais dinâmica e interativa dos conceitos matemáticos. Dessa forma, o estudo contribui para a reflexão sobre novas metodologias de ensino, enfatizando o potencial das representações dinâmicas no desenvolvimento do pensamento geométrico e na sistematização da matemática ao longo da história.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA