Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Geometric shapes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência estética com formas geométricas nos anos iniciais
    (Universidade Federal do Pará, 2019-10-16) CAVALCANTE, Larissa Gabrielle Mendes; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316
    O presente estudo reflete sobre a integração de conhecimentos entre as Artes Visuais e a Geometria, em uma atitude inter-transdisciplinar, a partir do conceito de experiência estética em John Dewey. O objetivo geral é investigar a maneira pela qual o processo de ensino-aprendizagem das formas geométricas, fundamentado na vivência de uma experiência estética, pode contribuir para consolidar o pensamento geométrico da criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como empiria do trabalho, foi realizado o ateliê “Experiência Estética com Formas Geométricas”, com cinquenta e duas crianças do terceiro ano da escola básica da rede municipal de ensino de Belém, Pará. Três pintores modernistas foram acionados: Pablo Picasso, Paul Klee e Almada Negreiros, para abordar conteúdos de Geometria com os alunos, por meio de atividades que estimularam o desenvolvimento da percepção visual, das relações de espaço e da capacidade de abstração das formas geométricas, a partir de elementos do cotidiano e da natureza. As atividades resultaram na produção de desenhos, pinturas e colagens, reunidos em um caderno de visualidades, que integra a segunda parte do trabalho. A produção evidencia que os alunos assimilaram os conteúdos propostos, de maneira a reconhecer as formas geométricas como parte de sua experiência cotidiana ao encontrar maneiras criativas e flexíveis de expressar o conhecimento geométrico. Assim, os resultados do Ateliê nos permitem considerar a integração com as Artes Visuais como um caminho possível para tornar o ensino das formas geométricas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental um processo de ensino-aprendizagem que esteja em sintonia com as potencialidades da criança. Os dados obtidos a partir dessa ação pedagógica foram registrados em fotografias, gravação de áudio e diário de bordo. A proposta de viver uma experiência estética no ensino das formas geométricas constituiu um ponto de partida para refletir sobre a necessidade de integração dos saberes no cenário de fragmentação em que se encontra a educação escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA