Navegando por Assunto "Geometry"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Manifestações de incidentes metacognitivos através do discurso do professor em sequência de ensino investigativa de matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-12-09) SILVA, Luciana Evangelista da; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806O presente estudo objetiva analisar como os discursos dos professores monitores permitem interações dialógicas para manifestações de incidentes metacognitivos de alunos, em uma SEI de matemática. O trabalho apresenta características de pesquisa participante com abordagem quali- quantitativa, sendo que o local de investigação foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz localizado na UFPA-Castanhal. Foi desenvolvido com oito alunos do sexto ano com idades entre 10 e 11 anos e contou com a colaboração de quatro professores monitores. Como procedimentos metodológicos, foi aplicada uma SEI de geometria, em que se adotou a gravação em áudio e vídeo com transcrições de episódios selecionados para cada etapa considerando a análise de conteúdo. Para a análise dos dados, nos pautamos na transcrição, descrição e interpretação das interações dialógicas produzidas durante a SEI que tinha como proposição a construção de um castelo com massinha de modelar e palitinho de dente para a discussão de questões da geometria. Os resultados apontam que as interações dialógicas presentes entre professores monitores e alunos permitem o aparecimento de discursos retóricos e dialógicos, dos quais o fornecimento de pistas, instigação, reespelhamento e contraposição são as características que mais aparecem e que estas têm forte influência no surgimento de incidentes metacognitivos. Para as ocorrências de incidentes metacognitivas, observou-se que num total de 255 turnos dos discentes referentes as três etapas da atividade proposta, 83 destes foram classificados como incidentes metacognitivos (33%), constatado também ao analisar cada etapa em separado em que tivemos as seguintes porcentagens de indícios de falas metacognitivas, etapa 1: 10% (1/10), etapa 2: 37% (21/57) e etapa 3: 32% (61/188). Para o escrever e desenhar, pode-se afirmar que mais da metade aparece incidentes metacognitivos 54% (13/24) todos de confirmação (100%). Quanto à natureza da manifestação da Metacognição, foi observado que o incidente metacognitivo pode auxiliar na construção do conhecimento de diversas formas, como a confirmação de um raciocínio, o monitoramento (perguntas), as mudanças de opiniões que podem ser positivas ou negativas. Diante do exposto, esta pesquisa caminha no sentido de contribuir com a experimentação investigativa de matemática e considera os discursos do professor monitor como propenso ao aparecimento de Metacognição, o que indica que há ainda muito campo a ser pesquisado em ambientes alternativos de Ensino Investigativo, em particular na disciplina de matemática, sendo possível e necessário para o debate em pesquisas futuras e assim, reafirma-se a grande importância de investimentos nessa área do conhecimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Potencialidades digitais para uma abordagem dos poliedros de Platão: proposta de formação docente sob o contexto tecnológico(Universidade Federal do Pará, 2023-12-13) Rodrigues, Lucas Ferreira; Almeida, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924; https://orcid.org/0000-0001-5206-4354Reconhecendo as práticas pedagógicas como ações significativas capazes de evidenciar a importância do uso de recursos tecnológicos, partindo do contexto social para a sala de aula, apresentamos, no cenário desta pesquisa, a presente dissertação de mestrado intitulada "Potencialidades Digitais para uma Abordagem dos Poliedros de Platão: Proposta de Formação Docente sob o Contexto Tecnológico," com enfoque da Performance Matemática Digital, que se configura como uma dinâmica prática e objetiva voltada para o ensino da Geometria, destacando especificamente os Poliedros de Platão. Por meio dessa imersão, a pesquisa apresenta como objetivo principal, uma investigação das possíveis contribuições pedagógicas percebidas em uma proposta de curso de formação continuada para professores de Matemática, por meio do qual buscamos compreender quais resultados podem ser possibilitados por essa dinâmica para que esses sujeitos possam ressignificar o ensino de Poliedros de Platão por meio da abordagem tecnológica digital. Conforme observação de um dos participantes da pesquisa, tal ação visa incentivar os professores a disseminarem práticas inovadoras, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para eles quanto para seus alunos. Como questão norteadora, investigamos "Quais possíveis potencialidades podem ser desenvolvidas pelos professores de Matemática a respeito da inserção de tecnologias digitais com fins educacionais?" Neste cenário, projetamos promover o desenvolvimento pedagógico dos participantes para explorar as potencialidades do ensino de Poliedros de Platão e outros objetos matemáticos. Com base nas observações obtidas durante a condução da pesquisa, organizamos diversas experiências relacionadas às contribuições das tecnologias digitais em um produto educacional denominado "Poliedros de Platão Mediados pela Performance Digital: Formação Docente na Era Tecnológica," compilado no formato de um Guia digital, sendo concebido para ser empregado como recurso didático em sala de aula e como material instrutivo na capacitação de professores de Matemática. Como resultado, este estudo destaca a necessidade urgente de reavaliar e reformular os cursos de formação inicial e programas acelerados de formação continuada para atender às demandas da nova abordagem na construção do conhecimento no âmbito da profissionalização docente. Isso justifica o fato de que a utilização eficaz de tecnologias na prática pedagógica requer tempo de capacitação/experiência e suporte técnico contínuo, fatores cruciais para evitar que a proposta aqui discutida se estabeleça apenas no campo das ideias, sem tomar forma como prática efetiva em sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Simetria nas estamparias afro-brasileiras: da visualidade à sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2020-05-28) PERES, Élida de Sousa; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/ 0000-0002-4092-7973Esta pesquisa é um estudo sobre os aspectos geométricos na estamparia afrobrasileira, com interface nas relações étnico-raciais e o seu uso no ensino da matemática na escola. Tem como objetivo fazer uma investigação sobre os padrões geométricos afro-brasileiros e o seu potencial uso de forma contextualizada no ensino da simetria, na matemática do ensino fundamental, instaurando relações com a lei 10.639/2003, que indica a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica e superior. Com esta pesquisa, pretende-se fazer uso da estamparia afrobrasileira, estabelecendo conexão entre a cultura afro-brasileira e o ensino da geometria na matemática. Assim, para direcionamento desse processo, tem-se a seguinte questão: Como estabelecer relações entre estampas afro-brasileiras e seus significados culturais com o ensino de simetria no nível fundamental? Nesse sentido, a pesquisa tem como base teórica os estudos de Thompson (2011), que conceituam cultura e, a partir desses estudos, dialogamos com Canclini (2008) sobre culturas híbridas; Farias e Mendes (2014) tratam de cultura nas práticas matemáticas; Almeida (2017) estuda os saberes tradicionais e científicos; Mignolo (2008) e Quijano (2010) tratam de colonialidade. Como metodologia, abordaremos a etnomatemática com os estudos de D’Ambrosio (1996, 1997, 1999, 2005); Gerdes (2010, 2012); Vergani (2007); Fiorin (1995) e Barros (2005), com a semiótica discursiva. Isso leva à compreensão do processo histórico das relações culturais relacionadas à etnomatemática enquanto forma de romper com a matemática considerada tradicional, possibilitando outros pensamentos para o seu ensino.
