Navegando por Assunto "Gosto musical"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) A música na educação de jovens e adultos - EJA: considerações sobre a construção do gosto musical(Universidade Federal do Pará, 2017) HENDERSON, Jucélia Estumano; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134Este trabalho aborda questões relacionadas ao ensino de música na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola pública em Belém do Pará. O objetivo principal deste trabalho foi investigar como é construído o gosto musical dos discentes da modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Waldemar Ribeiro. Os objetivos específicos foram: contextualizar o ensino de arte/música no Estado do Pará, considerando a sua localização na Região Norte do Brasil, voltado principalmente aos discentes da modalidade EJA; identificar os elementos que auxiliam na construção do gosto musical dos discentes da modalidade EJA; identificar como o gosto musical dos discentes da modalidade EJA é externado no cotidiano e, por fim, refletir sobre o gosto musical considerando os relatos dos discentes da EJA e a literatura consultada sobre o assunto. O trabalho seguiu orientações teóricas do campo da Sociologia, em conexões com o campo da Educação Musical, os autores utilizados para dialogar sobre o gosto musical foram: Quadros Jr e Lourenço (2003, 2010 e 2013), Monteiro (2008), Hennion (2011), Tinhorão (2001) e Pierre Bourdieu (2007). Para tratar sobre educação musical e cotidiano, chamamos: Souza (2002, 2004, 2008, 2007), Penna (2003 e 2010) entre outros. Para dialogar sobre a teoria do habitus híbrido: Setton (2002a, 2002b, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2016) e Bernard Lahire (2006). Sobre a teoria da hibridação Canclini (2015). Sobre EJA: Dias, Oliveira e Mota Neto (2013), Paiva (1973), Di Pierro; Haddad (2000). A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes da EJA da 3ª etapa do Ensino Fundamental, 4ª etapa do Ensino Fundamental, 1ª etapa do Ensino Médio e 2ª etapa do Ensino Médio, matriculados no ano de 2107. Os resultados obtidos apontam que as instâncias tradicionais família e religião continuam sendo dispositivos potentes no processo de construção do gosto musical e a escola, apesar de ser considerada uma instância tradicional, não se destacou como dispositivo potente na influência da construção do gosto musical, a falta de destaque pode estar atrelada a ausência do conteúdo musical no currículo da escola e na falta do envolvimento das práticas culturais desenvolvidas na escola. Identificamos que a mídia, não sendo considerada uma instância tradicional, vem ocupando presença marcante na construção do gosto musical dos estudantes da EJA.
