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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre campos, tesos, várzeas e florestas: relação com as paisagens nos processos de formação identitárias e resistência afromarajoara
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-14) NAZARÉ, Mailson Lima; BARBOZA, Myrian Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/4827055067722362; https://orcid.org/0000-0002-6712-7386; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553X
    Este trabalho objetiva descrever realidades socioambientais de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó no Estado do Pará, através de modos de vida como forma de resistência afromarajoara. É desenvolvido a partir da descrição de minha realidade social, de origem de comunidades de vaqueiros da região dos campos marajoara, em uma relação com os aspectos de resistência e afirmação étnica da comunidade quilombola de Gurupá situada no município de Cachoeira do Arari. A descrição de minha trajetória social é realizada por meio de autoetnobiografia, o que torna essencial para evidenciar modo de vida de negro com protagonista de sua própria história. As análises dos modos de vida no território quilombola de Gurupá são realizadas através de etnografia do andar, método desenvolvido através de observação, diálogos e caminhadas junto com interlocutores da comunidade. Portanto, através da etnografia do andar e da autoetnobiografia procuro relacionar minhas vivências com as resistências da comunidade quilombola de Gurupá como forma de resistir a paradigmas eurocêntricos, os quais fundamentados no discurso desenvolvimentista vem avançando e impactando os territórios de comunidades tradicionais no arquipélago do Marajó. Neste sentido, as reflexões apresentadas no estudo procuraram responder a seguinte questão: como modos de vida constituem formas de resistência a partir da relação identidade e paisagens? O estudo tem como referência questões etnicorraciais e por isso utilizo conceitos como afromarajoara e quilombismo. Por fim, a investigação conclui evidenciando que as comunidades tradicionais vêm utilizando de pluriatividades em seus ambientes como forma de resistência tanto para enfrentar as suas dinâmicas sazonais, como às interferências externas de projetos desenvolvimentistas, reafirmando seus territórios como espaço e lugar de resistências afromarajoaras.
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