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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Travessias e atravessamentos: devir autopoiético de uma produtora cultural imbricada no trajeto criador do Grupo de Teatro Palha-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2018-06-26) SANTANA, Tânia Cristina dos Santos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414
    Fundamentada em uma escrita poética a partir de uma narrativa de si, levando-se em consideração o processo de conhecer, de me conhecer, colocando-me na condição de observadora observando e o observar, implicando-me na produção de sentidos nessa investigação. O trabalho é realizado sob duas óticas de transformação, a primeira diz respeito à transformação pessoal, o Eu/Ser, acionando minhas memórias afetivas, de forma que possa refletir sobre as mudanças efetivas pelas quais passei, como movimento permanente por meio do qual fui capaz de me recriar, transformando-me e modificando-me. A segunda diz respeito a minha participação no Grupo de Teatro Palha, como uma produtora que faz o elo do Grupo com o mercado. Como uma “persona” integrante do grupo e participante de todo o processo criativo, contribuindo com as ações de estratégias de realização da poética do mesmo, ultrapassando a lógica da arte de mercadoria para a arte com significação. A pesquisa traz à luz do conhecimento a importância transformadora das Artes nos sujeitos. Analisa as contribuições sobre as interfaces de áreas de conhecimento e saberes profissionais, do âmbito da Arte e de outras formações, como a economia e a produção cultural. Este profissional como parte integrante do Grupo, que desenvolve com seus membros atividades coletivizadas para concretização das realizações artísticas do Grupo, contextualizando os desdobramentos como produtora cultural imbricada na poética criativa do Grupo de Teatro Palha, mapeando sua produção poética no período de 2002 a 2016. O percurso adotado nesta escrita coloca o Grupo de Teatro Palha como o pano de fundo de minha pesquisa, ao mesmo tempo em que dialoga com meu percurso de maturação de fazer-me ou forjar-me uma produtora cultural, considerando como pergunta investigativa neste processo a seguinte questão: é possível reivindicar uma mais-valia de vida inventiva a partir do meu devir autopoiético como produtora cultural? Em que medida esse percurso de ressignificação, enquanto eu sujeito-pesquisadora, pode ser dimensionado pelos atravessamentos e estados afetivos neste devir autopoiético? Para acompanhar minha escrita na busca por respostas à estas questões aciono: Humberto Maturana (1997, 2014) a partir do conceito de Autopoieses, ou a capacidade que os seres vivos possuem em se auto(re)construir, a partir das condições externas que são submetidos, colocando-me na condição de “ser vivo” em um processo contínuo de acoplamento estrutural; Maurice Merleau-Ponty e a fenomenologia da percepção para entender minha história, minha essência, consciente de que todos os problemas resumem-se em definir essências: a essência da percepção, a essência da consciência; e Gaston Bachelard (1988, 1989, 1994, 1997), para dialogar sobre minha experiência com o mundo sensível que me levou ao mundo dos devaneios. Trazendo como escrita propositiva desta dissertação o conceito de “mais-valia de vida inventiva” de uma produtora cultural imbricada no processo criativo do Grupo de Teatro Palha.
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