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Navegando por Assunto "Guia de Orientação Didática"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Resíduos sólidos e os impactos nos recursos hídricos: elaboração de um guia de orientação didático para professores da educação básica.
    (Universidade Federal do Pará, 2021-11-26) SOARES, Flávia Nazaré dos Santos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933
    A exploração dos recursos naturais, o aumento populacional em perímetros urbanos e o incentivo à cultura do consumo, têm acarretado expressivos impactos socioambientais, dentre eles, a excessiva produção de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos, quando não tratados de forma correta, causam flagelos à natureza, contaminando o ar, o solo e água, assim como, causam problemas de saúde, propagando doenças na população. Em virtude dessa problemática se faz necessário estimular o desenvolvimento crítico-reflexivo, propondo mudanças na conduta da sociedade, quanto às questões ambientais. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental está dentre as principais alternativas para a difusão de assuntos ambientais. O desenvolvimento da Educação Ambiental de forma eficiente possibilita a construção de uma sociedade mais reflexiva e sensível, condutora de transformações das realidades ambientais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar se a temática dos resíduos sólidos é abordada em sala de aula pelos professores da Educação Básica das Escolas Estaduais Padre Vitaliano Maria Vari e Osvaldo Cruz, do município de Capitão Poço – PA. Os objetivos específicos são: identificar se os professores da educação básica das escolas já tiveram acesso à formação continuada voltada à temática dos resíduos sólidos; verificar a disponibilidade de material didático nas escolas e entre os professores sobre o tema, e por fim, elaborar um Guia de Orientação Didática para os professores da educação básica, que trate sobre a problemática. A metodologia se constituiu em levantamentos bibliográficos e aplicação de questionários aos agentes municipais, coordenação escolar e professores da educação básica do município de Capitão Poço. A coleta dessas informações foi realizada em formato eletrônico, em decorrência do contexto vivenciado pela pandemia de COVID-19. A ferramenta digital para a aplicação dos questionários foi o Google Forms e e-mail pessoal. Os resultados obtidos por meio da aplicação dos questionários evidenciaram que a problemática dos resíduos sólidos, apesar de ser muito importante na atualidade, devido os diversos problemas que causa a natureza e sociedade, não é explanada no ambiente escolar, por falta de conhecimento e material didático que trate sobre o tema. Assim, diante dos resultados, pôde-se elaborar um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica sobre Resíduos Sólidos, com o objetivo de oferecer aos docentes um material que aborde o assunto de forma clara e objetiva.
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