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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Crianças com transtorno do espectro autista: os desafios do cuidado e tecnologias cuidativas na ótica dos profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Pará, 2023-11-08) SILVA JÚNIOR, Marco Antônio Mesquita da; POLARO, Sandra Helena Isse; http://lattes.cnpq.br/7875594038005793; https://orcid.org/0000-0001-5026-5080
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental com distúrbio de desenvolvimento, comportamento e interação social. As tecnologias cuidativas, utilizada pela equipe multiprofissional, são estratégias que buscam promover resultados satisfatórios na interação social, comportamento e quebra de rotinas estereotipadas. O estudo tem por objetivo revelar os desafios que permeiam a assistência de profissionais de saúde que atendem crianças com TEA e conhecer a tecnologias cuidativas utilizadas na assistência de profissionais de saúde que atendem crianças com TEA. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre julho a agosto de 2023. Foram entrevistados 17 profissionais de saúde. Os dados foram analisados na perspectivas da técnica de análise de conteúdo de Bardin e processados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Os resultados do processamento do software Iramuteq identificaram 6 classes e por agrupamento semântico emergiram três categorias temáticas: “Técnicas e estratégias utilizadas na intervenção e manejo comportamental de crianças com TEA”; “Desafios na prestação de cuidados a crianças com TEA” e “Papel da família no cuidado da criança com TEA: Desafios, Aceitação e Superação”. Conclui-se, que é imprescindível adoção de abordagens multidisciplinares, que integrem técnicas, tecnologias, atendimento clínico especializado, suporte familiar e inserção no contexto social, para promover um cuidado abrangente à criança com TEA.
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