Navegando por Assunto "Higher Education Institution"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma instituição de ensino superior: uma aplicação de modelagem de equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2024-02-16) VASCONCELLOS, Caitto Arroyo; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479Este estudo tem como objetivo analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, foi feita uma survey exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, junto a 401 servidores de uma Universidade Federal, localizada no estado do Pará/Brasil. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO). Os dados foram tratados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), por meio do software SmartPls4®. Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO, tanto orientado aos indivíduos (CCO-I), quanto às organizações (CCO-O). Concluiu-se que os CCO-I são impactados positiva e significativamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b). A pesquisa avança teoricamente na compreensão do papel do CCO e sua inter-relação no ambiente de trabalho. Espera-se que os resultados orientem gestores na formulação de estratégias organizacionais, especialmente do âmbito público.
