Navegando por Assunto "Historical literacy"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização histórica: método de ensino em História na Escola Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/Pa(Universidade Federal do Pará, 2021-05-21) VILHENA, José Sebastião; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579A presente dissertação é uma investigação sobre a dinâmica do Ensino de História na Escola Municipal Professor Remígio Fernandez, Mosqueiro/PA, no ano letivo de 2019, em que se desenvolveu o projeto intitulado: ―Alfabetização Histórica: narrativas, rap e consciência negra‖ com os alunos da turma C42201 (9º ano/Fundamental). Todavia para melhor compreender os êxitos e lacunas verificados ao logo da execução deste plano formativo foi necessário analisar as experiências didáticas em História desenvolvidas anteriormente (entre os anos de 2013 e 2018), que apontavam aspectos de manutenção e de avanços em relação a um tipo de Ensino de História ligado ao historicismo do século XIX, este caracterizado pelo anti-dialogismo disciplinador na forma de se ensinar, pelo eurocentrismo na escolha dos conteúdos e pelo predomínio da linguagem escrita pouco significativa para o alunado. Assim, partindo deste problema de pesquisa e em busca de construir uma proposta de método inovador em Ensino de História para a referida escola, passou-se a apontar a Alfabetização Histórica como esta alternativa. Para embasar esta perspectiva foi realizada uma análise do duplo papel da formação histórica escolar na superação dos problemas ligados à alfabetização linguística e à alfabetização nos objetivos específicos da disciplina história, apontando como caminho viável para este desafio o desenvolvimento do Ensino das Relações Ético-Raciais e de narrativas histórias no ambiente escolar, em busca de se promover o desenvolvimento de identidades, de práxis, de consciências e de conscientização históricas. Portanto, o presente estudo se liga epistemologicamente ao campo da Didática da História e se apresenta metodologicamente em consonância com as perspectivas das investigações sociais chamadas de ―pesquisa-ação‖, sendo esta subdividida em empírico-teórico e em cognição histórica situada, na intenção de apresentar produtos educacionais viáveis para a transformação positiva do Ensino de História da escola pesquisada.
