Navegando por Assunto "Historical narrative"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) História em jogo: do joystick à sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2021-07-15) SOUZA, Allyson Fabrício Freitas; MESQUITA, Thiago Broni de; http://lattes.cnpq.br/9103271903652224; https://orcid.org/0009-0000-4099-8061No estudo da História tudo pode servir de objeto de estudo, de construções e objetos antigos a discursos e comportamentos atuais, os quais contribuem para um entendimento não só de sociedades passadas, mas como a nossa própria sociedade entende e representa aquelas que a antecederam. Jogos eletrônicos também podem ser incluídos na categoria de artefatos históricos tal como um vaso grego do século V a.C. e pelos mesmos motivos: é fruto de uma sociedade que dispunha de uma dada tecnologia à época da produção desse artefato e que estava inserido dentro de um contexto social, político e econômico específico. Com base nessa proposição nossa pesquisa apresenta uma parte da história dos videogames, de seu surgimento ao ponto em que se consolidaram no mercado de entretenimento, depois discute e analisa narrativas históricas específicas encontradas em alguns jogos comerciais que podem ser utilizados no ensino de História, e, por fim, traz uma reflexão geral a respeito dos potenciais desses jogos. No que diz respeito aos objetivos específicos pretendemos fazer o aluno (i) perceber como um passado distante é apresentado e representado por pessoas de uma época bem posterior e que a seleção de fatos e personagens não pode mudar o passado, mas pode ressignificá-lo sob outras óticas; (ii) relacionar conceitos desenvolvidos em sala de aula com as situações encontradas no jogo; (iii) colocar a diversão como um elemento cativante no processo de ensino-aprendizagem de assuntos presentes no conteúdo programático.Dissertação Acesso aberto (Open Access) História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-19) SILVA, Renato Miranda da; DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; http://lattes.cnpq.br/7994103518602397A escolha do tema desta pesquisa é fruto de minha experiência como docente na educação básica e do incômodo de tratar os conteúdos sempre de forma automática, preso a metodologias tradicionais e que, muitas vezes, acarretam o desinteresse do aluno pela disciplina História. Este trabalho tem, por objetivo, debater a aplicação da metodologia de Exercícios Empáticos Descritivos e seus resultados dentro da zona rural de Tailândia, na Vila Palmares, com as turmas de 8º ano do ensino fundamental II, destacando de que forma esta atividade pode ajudar na reformulação dos conceitos trazidos pelos alunos e como estes discentes podem compreender a História através do seu cotidiano. Foram utilizadas, como ferramentas de análise, cartas escritas pelos alunos. Utilizou-se os conceitos de narrativa histórica e empatia história com a orientação dada pelo professor. Temos, como base teórica para a escrita deste trabalho, os autores Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) e Peter Lee (2003) para o debate de conceitos de narrativa histórica e empatia histórica.
