Navegando por Assunto "Historicidade"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produção de textos autorais: uma experiência com alunos do 9º ano(Universidade Federal do Pará, 2020-09-10) RIBEIRO, Suzianne Carvalho Oliveira; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039Esta pesquisa discute a prática de produção de textos, sob o viés da autoria, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em Vigia/PA. O contexto da pesquisa foi escolhido por ser ter observado, a partir das vivências de sala de aula, a dificuldade dos alunos em construir textos com características autorais. Tem-se como objetivo principal contribuir para a constituição da autoria dos alunos na produção de textos escritos. O enfoque teórico baseia-se, principalmente, em Bakhtin/Volochinov (2014) com a concepção interacionista de linguagem; Britto (1999), Pécora (1999), Geraldi (2012[1984]) e Koch e Elias (2015) com abordagens sobre escrita na escola; Foucault (2001) com reflexões acerca da autoria no âmbito mais abrangente, Possenti (1995, 2002) e Riolfi e Magalhães (2008) com discussões relacionadas a questões de autoria em textos escolares. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a pesquisa-ação, sendo aplicada em dois momentos. O primeiro consistiu na realização de atividade diagnóstica para levantamento dos primeiros dados da pesquisa, os quais constataram problemas quanto à produção de textos autorais. O segundo momento foi de elaboração e realização da proposta pedagógica, em que trabalhamos com atividades de leitura, escrita, análise linguística, revisão e reescrita. Como resultado, observamos uma evolução na escrita dos alunos quanto aos aspectos trabalhados em nossas aulas, relacionados à autoria, pois se observou nos textos um discurso com mais densidade, historicidade, referência a outras vozes, o que indica uma articulação dos conhecimentos e experiências dos alunos. Assim, os dados finais mostram uma aposta maior dos discentes em suas produções escritas, demonstrando amadurecimento da prática discursiva referentes aos aspectos de autoria considerados na pesquisa.
