Navegando por Assunto "Hospital Accreditation"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação permanente para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em hospital público acreditado(Universidade Federal do Pará, 2023-01-10) PARENTE, Angeline do Nascimento; CARNEIRO, Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/3702559186954581; https://orcid.org/0000-0001-7732-1310Introdução: a acreditação hospitalar requer que os hospitais atinjam níveis organizacionais de excelência. Para o alcance da acreditação é necessária a promoção de melhorias na qualidade da assistência, assim, destaca-se as atividades educativas. O desenvolvimento da Educação Permanente, ainda se configura como um desafio nas instituições de saúde ao realizarem ações com o intuito de capacitar, atualizar e desenvolver os recursos humanos para a promoção de assistência segura, de qualidade, humanizada, livre de danos e com foco na segurança do paciente. Objetivo: compreender os desafios enfrentados pela Educação Permanente para o alcance da melhoria da qualidade e segurança do paciente em um hospital público acreditado do estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo de caso único integrado, realizado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, de caráter descritivo, transversal e com abordagem qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso proposta por Robert K. Yin. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com 22 profissionais. As entrevistas foram áudio-gravadas em Smartphone, com média de 22 minutos e 40 segundos, posteriormente foram transcritas na íntegra, analisadas e interpretadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin, à luz de Paulo Freire. Foi utilizado o Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para a análise de corpus textual e o software BioEstat 5.3 para análise do perfil dos participantes. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022. Resultados: a maioria dos participantes eram mulheres (90,9%), com idade média de 43,7 anos; tempo médio de experiência profissional de 18,1 anos; tempo de atuação na instituição foi de 11,4 anos; 81,8% eram enfermeiros; e 77,3% possuíam pós-graduação lato sensu. Utilizou-se três análises geradas pelo IRAMUTEQ: nuvem de palavras, análise de similitude e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Obteve-se cinco classes, as quais originaram três categorias: Desafios enfrentados pela Educação Permanente para garantir o processo de melhoria contínua; Educação Permanente para a promoção da qualidade e segurança do paciente no contexto da acreditação hospitalar; e Estratégias educativas para a melhoria da qualidade e segurança do paciente. Conclusão: há desafios inerentes às ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), tais como, resistência à mudança, adesão às atividades, alta rotatividade de profissionais e dificuldade para liberação dos trabalhadores para participar das atividades. Além disso, a EPS mostrou-se fundamental na promoção da cultura de qualidade e segurança, assim contribuiu para a acreditação hospitalar. Os resultados também apontaram estratégias para a realização de atividades de EPS tais como o uso da simulação realística, realização de atividades educativas in loco, em todos os turnos de trabalho e a promoção de atividades educativas remotas (online).
