Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Inhibitory control"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos da perda rápida de peso em aspectos psicológicos em atletas de esportes de combate
    (Universidade Federal do Pará, 2021-10-21) VALE, Flavia Beatriz Xavier do; JUNIOR, Amauri Gouveia; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274
    A Perda Rápida de Peso (PRP) é a redução em média 3-5% da massa corporal em um curto período. É utilizada por atletas de modalidades de combate para obter vantagens e lutar em categorias inferiores. A variação de peso influencia em aspectos emocionais e cognitivos de indivíduos, portanto, o objetivo da pesquisa foi verificar se há diferenças entre atletas de Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) que conseguem e que não conseguem perder peso, e se a PRP influencia em parâmetros psicológicos. A amostra foi composta por conveniência de 17 atletas de (BJJ) do sexo masculino, saudáveis, com idade de 25,7 ± 5,7 anos, experiência competitiva e de PRP pré-competitiva, com faixa mínima azul. A pesquisa foi dividida em dois experimentos: a avaliação emocional e cognitiva dos atletas e formação do Grupo Experimental (GE) x Grupo Controle (GC); e o experimento 2, com atletas que conseguiram perder peso, em três momentos: linha de base, perda de 3% e perda de 5% do peso. Utilizou-se o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, Inventário de depressão de Beck, Testes Stroop Cores e Palavras, Teste de Trilhas e Go No Go. Não foram encontradas diferenças significativas entre as sessões, mas observouse diferenças entre grupos Perde (GE) x Não perde (GC) na função de controle inibitório. Conclui-se que a perda rápida de até 5% peso orporal não altera parâmetros emocionais, como níveis de ansiedade e depressão, e parâmetros cognitivos de atletas, mas a função cognitiva de controle inibitório pode ser decisiva no sucesso da estratégia de PRP.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Manifestações subjacentes da ansiedade matemática no sistema nervoso autônomo: uma análise da variabilidade da frequência cardíaca, desempenho matemático e função executiva em crianças escolares
    (Universidade Federal do Pará, 2019-03-11) SILVA, Marcos Guilherme Moura; TORRES NETO, João Bento; http://lattes.cnpq.br/7874863858825807; https://orcid.org/0000-0002-9155-9445; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/0000-0002-2704-5853
    Ansiedade Matemática (AM) é uma das interferências emocionais mais estudadas no processo de raciocínio matemático, podendo associar-se à déficits no controle inibitório, comprometendo o desempenho durante a infância. Investigar as manifestações fisiológicas da AM no início da escolaridade formal, poderá contribuir com sua identificação e estratégias de intervenção por parte de professores/pesquisadores, possibilitando seu gerenciamento em contextos escolares e não escolares. Nós investigamos a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) como um parâmetro fisiológico associado ao nível de Ansiedade Matemática em crianças, enquanto submetidas as condições de repouso, teste de desempenho matemático e teste de controle inibitório, analisando seus desempenhos matemáticos e função executiva. O estudo foi conduzido com 99 crianças de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos, classificadas quanto ao nível de Ansiedade Matemática com controle estatístico para ansiedade geral. Identificamos pela primeira vez uma associação dos resultados não lineares da VFC com o nível de Ansiedade Matemática em crianças. No momento que respondiam as tarefas matemáticas, crianças com maior AM apresentaram redução do tônus vagal cardíaco e reduções significativas na entropia aproximada (ApEn) e Entropia de Amostra (SampEn) - medidas não lineares que mensuram a regularidade e a complexidade da VFC. Essas relações não foram associadas para ansiedade geral, indicando se tratar de um evento moderado pela Ansiedade Matemática. Nossos achados sugerem que crianças com alta AM podem ter uma resposta na condição de stress associada a redução da complexidade na VFC, apresentando padrões que podem contribuir com sua caracterização a partir do sistema nervoso autônomo. Além disso, os modelos de mediação indicaram uma relação recíproca entre Ansiedade Matemática e Desempenho Matemático em crianças, quando mediado pelo controle inibitório. Nossa pesquisa se une aos esforços que vem sendo empreendidos na área da Educação Matemática, principalmente aqueles relacionados ao estudo dos aspectos emocionais e cognitivos e seus impactos na aprendizagem. Incentivamos a área a implementar uma perspectiva sistêmica de investigação e análise que integre aspectos comportamentais, cognitivos e fisiológicos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA