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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Instituição Pia nossa Senhora das Graças: assistência e educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém (1943-1975)
    (Universidade Federal do Pará, 2016-03-29) CALLOU, Maria Lucirene; ALVES, Laura Maria Silva Araújo; http://lattes.cnpq.br/6009592378453661
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a relevância assistencial, filantrópica e educativa da Instituição Pia Nossa Senhora das Graças no atendimento às crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém. Para tal pretende-se: 1) Identificar e analisar a finalidade política, educacional e religiosa da IPNSG; 2) Destacar as práticas educativas e de assistência voltadas ao atendimento à infância pobre; 3) Relacionar quais as ações de parceria a IPNSG realizou para se manter ativa na assistência e educação de crianças; 4) Caracterizar o perfil das crianças atendidas na IPNSG; O estudo localiza-se no campo da história das instituições educativas, onde será analisado pelo viés da História Cultural de Roger Chartier, que vê as relações sociais por meio das Práticas e Representações. A pesquisa é documental, utilizou-se como fontes históricas os Recortes de Jornais, Atas da Instituição, Balancetes, Estatutos, Relatórios, Fichas de Admissão das Crianças, Fotografias e Testamento de Ilda Martins, que tratavam sobre a Instituição. Após mapear o teor dos assuntos tratados nos documentos, elegeram-se as seguintes categorias de análise para esse estudo: Instituição, Infância, Assistência, Educação e Internato. A origem da IPNSG se dá com a criação da Associação da Juventude Antoniana (1943 a 1949), ligada a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e transforma-se em instituição no ano de 1950. A instituição promoveu muitas campanhas religiosas e tentativas de angariar recursos para a construção da Casa da Criança Pobre em Belém. Constatou-se que a partir de 1959 ocorre o atendimento de crianças em regime de internato e concluem-se as obras do prédio em 1961. Inicialmente a instituição atendia meninos e meninas de diversas idades, ofertava-se educação primária, ensinamentos religiosos cristãos, amparo material e educação doméstica somente para as meninas. Identificamos que a Instituição para se manter viva teve como principais convênios as parcerias com Secretaria de Educação, LBA, FBESP, FUNABEM, FUNPAPA, políticos e empresários. A partir de 1967 o atendimento em regime de internato é destinado somente às meninas e externato a ambos os sexos, ofertava-se o ensino primário, educação doméstica, amparo espiritual e material. A instituição surgiu em um período crítico em Belém, onde a saúde pública era precária e a pobreza era condição social recorrente entre as famílias belenenses. Assim, entre muitas famílias o internato era a solução para que as crianças pobres recebessem proteção e educação. A Instituição Pia Nossa Senhora das Graças baseada na doutrina cristã amparou, educou e protegeu crianças do abandono, da orfandade e da pobreza.
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