Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Internship"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
    (Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) COSTA, Tiago Henrique Paixão da; NASCIMENTO, Márcio Lima do; http://lattes.cnpq.br/6668311810812135
    O estágio curricular supervisionado, em ambiente escolar, do curso de Pedagogia é uma etapa em que o graduando tem a oportunidade de acompanhar e auxiliar o trabalho de um professor em sala de aula. Nesse contexto, é necessário um trabalho conjunto e uma troca de conhecimentos entre todos os membros que fazem parte do percurso do estágio. De acordo com Raymundo (2013), o estágio é um momento de socialização e troca de experiências. Porém, por conta de uma série de fatores, esse diálogo e abertura não são favorecidos, ou são escassos e limitados, ou restritos a alguns momentos específicos. Diante disso, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver o Estágio Go! Um jogo de tabuleiro, com mecânica baseada em Quests (Howard, 2022) e Roleplaying Games (RPGs), com o propósito de facilitar o compartilhamento de saberes entre os integrantes do processo de estágio de Pedagogia nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir do conceito de realidade simulada (Kapp, 2012), o Estágio Go! Propõe um universo imaginário, no qual o estagiário de Pedagogia assume o papel de jogador e enfrenta uma série de situações que poderiam, de fato, acontecer no ambiente real do estágio. Uma vez colocado diante dessas situações ou missões, deve usar seus conhecimentos e experiências vivenciadas na graduação para propor soluções e assim superar os desafios do jogo. Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como delineamento a pesquisa-ação e o processo metodológico foi organizado da seguinte maneira: (1) estudo bibliográfico sobre formação de professores, estágio supervisionado, utilização de jogos no contexto do ensino e criação de jogos de tabuleiro e RPG; (2) desenvolvimento das primeiras versões do jogo de tabuleiro; (3) testagem dos protótipos do jogo realizada com alunos e docentes da disciplina de estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará; e análise de duas especialistas experientes no âmbito escolar; (4) desenvolvimento do produto final Estágio Go! Aperfeiçoado conforme os resultados da experiência em campo e avaliação das especialistas. Os resultados da investigação apontaram que o produto educacional Estágio Go! Se mostrou uma ferramenta de auxílio útil para a disciplina de estágio e foi bem recebido pelos discentes e docentes participantes da pesquisa.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA