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Navegando por Assunto "Internship and residency"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os significados entre residentes de enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem no campo de prática assistencial
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-29) MOURA, Letícia Diogo de Oliveira; PEREIRA, Audrey Vidal; http://lattes.cnpq.br/2510148795147954; https://orcid.org/0000-0002-6570-9016; RODRIGUES, Diego Pereira; http://lattes.cnpq.br/8470989067617455; https://orcid.org/0000-0001-8383-7663
    O processo de ensino­-aprendizagem em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário. Objeto de estudo: os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem nos cenários de prática do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Quais os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-­aprendizagem exercido no cenário de prática de enfermagem obstétrica? Objetivo geral: analisar os significados entre os residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem no cenário de prática da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: descrever o processo de ensino-aprendizagem vivenciado com os residentes de enfermagem obstétrica; discutir os possíveis obstáculos no cenário de prática que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa foi realizada no programa de residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa foram vinte e dois residentes do 1º e 2º ano do programa, que obedeceu ao recrutamento intencional e aplicação dos seguintes critérios de inclusão: estar regularmente matriculados como residentes; ter passado pelo menos 1 mês no nível de UBS, hospitalar e da gestão. Como critérios de exclusão foi estabelecido: residentes de licença maternidade ou por doença; residentes que desistiram do programa. A coleta de dados foi por meio de quatro grupos focais com ambas as turmas, tendo três grupos com seis residentes e um grupo com 4 residentes, obtendo duas recusas de participação. Os grupos obtiveram dois encontros presenciais e média de 120 minutos. Ainda foi utilizado o mapa conceitual sobre pontos positivos e negativos da residência. Foi utilizada a gravação de áudio cuja transcrição foi realizada na íntegra. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conforme o nº 5.443.574/2022. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática com apoio na organização do software ATLAS.ti 22.7, com a realização dos seguintes códigos: Preceptoria; o residente R2; acolhimento da residência; o curso da residência em enfermagem obstétrica. Os resultados mostraram que o processo de ensino­-aprendizagem pode ser um elo facilitador e integrador com a preceptoria, sendo muitos referenciais profissionais com foco de formação de novos enfermeiros obstétricos de qualidade. Além disso, este trabalho evidenciou a necessidade de repensar processo de trabalho nos cenários de prática, com as instituições parceiras e do trabalho do enfermeiro-­preceptor, com o trabalho inter-profissional de agregação de novos conhecimentos e oportunidades de trocas para essa construção, tanto de preceptores, residentes quanto de distintos profissionais no campo de trabalho. Mostrou, também, a ampliação de investimento na preceptoria como alicerce para garantir uma melhor formação. Conclui­-se que este estudo atingiu os seus objetivos iniciais, dando elucidação aos significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino aprendizagem e forneceu subsídios para que futuras mudanças sejam pensadas e realizadas na formação de novos profissionais obstetras.
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