Navegando por Assunto "Investigative teaching Sequence"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: uma proposta de ensino investigativo sobre mudanças climáticas(Universidade Federal do Pará, 2022-04-24) MORAES, Josiane Moreira; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690O presente trabalho intitulado “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma proposta de ensino investigativo sobre mudanças climáticas” teve como pergunta de pesquisa “ o que expressam professores do 5º ano do ensino fundamental sobre uma sequência de ensino investigativo para a aprendizagem de mudanças climáticas? ”. Esse trabalho teve como objetivo compreender as manifestações de professores do 5º ano do ensino fundamental sobre uma sequência de ensino investigativo para a aprendizagem de mudanças climáticas. Para a construção desta pesquisa foi entregue aos três professores participantes a proposta de ensino sobre mudanças climáticas, isto é, o produto educacional elaborado com base em uma Sequência de Ensino Investigativo. Os professores puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. O material empírico foi analisado com base na Análise Textual Discursiva. Assim emergiram quatro eixos de análise: 1) Visão de Educação Ambiental e mudanças climáticas: distanciamento e aproximações com a concepção crítica; 2) A viabilidade da sequência de ensino: entre a teoria e a prática; 3) A sequência de ensino e os recursos didáticos: a contribuição para o ensino de mudanças climáticas; 4) Sequência de ensino investigativo sobre mudanças climáticas: a sensibilização dos alunos para causas ambientais. O produto, elaborado a partir desta dissertação, foi um “Guia Didático para o professor” no formato de sequência de ensino investigativo, com objetivo de sensibilizar para as mudanças climáticas numa perspectiva da Educação Ambiental crítica. Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o produto educacional pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de mudanças climáticas nos anos iniciais do ensino fundamental.
