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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) CRUZ, Rosiane Oliveira da; SANTANA, Rosa Carla Costa; SANTOS, Sonia Helena Moraes dos; SOARES, Maria Eliana
    Neste artigo abordamos o ensino da adição no 2o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é problematizar e discutir a importância e as contribuições do jogo “O Movimento dos Números” para o ensino da adição, além de desenvolver uma prática pedagógica dinâmica utilizando o lúdico para trabalhar a Matemática, no intuito de um relato de nossas experiências e troca de saberes enquanto acadêmicas do quinto semestre do curso de Pedagogia 2015 noturno da UFPA. Utilizamos a pesquisa biblio- gráfica e de campo com abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), cuja proposta surgiu na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da Matemática, e foi realizada em maio de 2017 numa escola municipal de Castanhal/PA. Para discutirmos sobre o jogo enquanto instrumento de ensino nos fundamentamos em Pedroza (2005); Brasil (2007), Smole et al (2007), Santos (2008), dentre outros. Com a aplicação do jogo conhecemos o nível de desenvolvimento matemático dos alunos e, embora com a assimilação da adição na casa das unidades e dezenas, o processo de aprendizagem na casa das centenas continue em construção, a realização desta intervenção contribuiu para o processo de nossa formação a partir da reflexão sobre importância das metodo- logias utilizadas para o ensino da Matemática nos anos iniciais.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Grupo Muzenza: um estudo em performance no jogo da capoeira
    (Universidade Federal do Pará, 2014-06-30) SOUSA, Joelson Silva de; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
    O presente trabalho, de natureza qualitativa, investigou a Capoeira do Grupo Muzenza, de Belém do Pará, à luz dos Estudos da Performance, contribuindo, assim, com as pesquisas sobre Capoeira e Performance no âmbito acadêmico das Artes Cênicas, no Brasil. Ao compreender a Capoeira como performance, privilegiando a análise de alguns de seus elementos constitutivos, tais como jogo e a luta – categorias nativas utilizadas pelos capoeiristas em praticamente todos os grupos do país –, a pesquisa filia-se a uma rede de teóricos voltada para a construção epistemológica da performance enquanto categoria analítica. São eles: Victor Turner, Richard Schechner, Paul Zumthor, Jorge Glusberg e Aldo Terrin. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira corresponde a uma revisão bibliográfica da literatura (livros e teses) sobre Capoeira produzida no Brasil, dentre os quais citamos: Waldeloir Rego, Nestor Capoeira, Eusébio Silva, além das referências dos Estudos da Performance já citados. A segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, de caráter etnográfico. Após coleta de dados e análise desse material, chegou-se a seguinte apontamentos: de que os elementos constitutivos para realização do jogo de capoeira do Grupo Muzenza transcendem a peformance puramente corporal (habilidades motoras), para revelar outras características mais sutis, tais como improviso, risco, surpresa, susto, etc. Esses elementos, considerados fundamentais para a cultura praticante, assim, foram identificados na performance (jogo, luta) dos capoeiristas do Grupo Muzenza, tanto nas rodas públicas de Capoeira (apresentações artísticas e acrobáticas) quanto em seus treinos cotidianos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Tra[D]ição e o jogo da diferença em Marajó, de Dalcídio Jurandir
    (Universidade Federal do Pará, 2006-10-24) SANTOS JÚNIOR, Luiz Guilherme dos; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592
    Este trabalho, que escolheu como tema a presença da tradição no romance Marajó de Dalcídio Jurandir, procura investigar como a escritura do romance citado dialoga intertextualmente com a tradição literária, mitológica e oral, sem anular o caráter social da ficção dalcidiana. Defendo a hipótese de que o jogo intertextual presente na obra não está a favor de uma exaltação das fontes ou como mera transposição de influências, mas se projeta como diferença. A base teórica do trabalho se fundamentou, sobretudo, a partir das discussões sobre “fonte” e “influência” estabelecidas pela literatura comparada nas figuras de autores como Tania Franco Carvalhal e Silviano Santiago e de algumas considerações de escritores importantes da literatura moderna como T. S. Eliot e Jorge Luis Borges, reconhecidos como os iniciadores das discussões acerca do legado da tradição, retomada pela literatura modernista. A escolha da literatura comparada possibilitou a presente leitura, uma abertura teórica em que entram em cena, na abordagem, a Psicanálise freudiana, a escritura-jogo de Roland Barthes, Júlia Kristeva e Jacques Derrida, além de outros pressupostos analíticos de pesquisadores da ficção de Dalcídio Jurandir como os professores Vicente Salles, Marli Tereza Furtado, Paulo Nunes, Audemaro Taranto Goulart e Pedro Maligo e estudiosos da tradição como Anthony Giddens, Homi Bhabha, Stuart Hall e Walter Benjamin.
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