Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Jogo de cartas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com alunos de graduação
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-23) GUEDES, Suelen Miyuki Alves; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
    A partir das discussões sobre ciência levantadas por Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), refletimos que se faz necessário uma maior aproximação e diálogo entre ciência e sociedade. Isso porque, historicamente, o conhecimento científico se constituiu de forma apartada tanto da sociedade quanto de outras formas de conhecimento, o que ocasionou algumas barreiras que perduram até hoje, como é o caso do fato de a ciência ser considerada hermética e distante do cotidiano. Sob a perspectiva de ciência defendida por Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), de que a construção do conhecimento precisa considerar a interação entre os indivíduos, suas culturas e todas as formas de saberes, nossa pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como promover um diálogo interdisciplinar entre ciência e sociedade com estudantes do Ensino Superior? Traçamos como objetivo geral fomentar discussões, de maneira dialógica, sobre a ciência e os processos que envolvem sua construção, a partir de um conjunto de cartas, respeitando as contribuições das diferentes formas de conhecimento. Nesse contexto, foi criado um conjunto de cartas denominado “Ciência em questão: diálogos com cartas”, destinado a professores de Ensino Superior, de qualquer área do conhecimento, para promover reflexões sobre a ciência com alunos de graduação em disciplinas obrigatórias de Metodologia Científica ou de Pesquisa, e em disciplinas optativas relacionadas à ciência. Para a elaboração do produto, realizamos pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre ciência para definição dos eixos temáticos a serem abordados, e analisamos materiais para escolha do melhor formato. Após essa estruturação, submetemos o conteúdo das cartas para validação por meio de um painel de especialistas, ajustando, eliminando e acrescentando conteúdo a partir das sugestões indicadas. Como etapa final, concebemos a identidade visual das cartas e dos materiais auxiliares, bem como realizamos o estudo para armazenamento das cartas na versão digital e construção de um site para divulgação e compartilhamento de experiências. Como resultados, a partir da validação do conteúdo por especialistas, consideramos que o produto está coerente e pertinente com a proposta e apto para ser aplicado em sala de aula com alunos de graduação. Por sua versatilidade para utilização em aulas presenciais, assíncronas e a distância, além do caráter aberto para que o professor crie seu próprio conteúdo, tem potencial inovador para ser apropriado em diferentes contextos do Ensino Superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    UNA: Jogo de cartas para o ensino-aprendizagem de referenciais do Design Moderno
    (Universidade Federal do Pará, 2022-07-27) CARNEIRO, Marcele Pamplona; ANTUNES, Isis de Melo Molinari; http://lattes.cnpq.br/5387958094272494; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402
    Esta dissertação apresenta o processo de construção de um produto educacional intitulado UNA, que consiste de um jogo de cartas para o ensino-aprendizagem de referenciais do Design Moderno. Para isso, se partiu da seguinte questão-foco: Como potencializar o ensino-aprendizagem de referenciais importantes do Design Moderno, através da criação de um jogo de cartas que estimule a formação entre discentes de Design? Assim, o objetivo geral foi desenvolver um jogo de cartas modificado que apresentasse referenciais do Design Moderno e que auxiliasse os estudantes de graduação da área a formarem um repertório visual para criações/aplicações futuras. Nesse sentido, o UNA foi criado a partir de adaptações do original jogo de cartas UNO®. Além disso, foi desenvolvido um site na plataforma WIX® que propicia aos usuários do jogo acesso a conteúdos referentes à Bauhaus, tema piloto escolhido nesta primeira versão e que baseia a seleção de imagens contida nas cartas do jogo. A dissertação se divide em cinco capítulos assim definidos: (1) Pilares do Design Moderno; (2) Ensino-aprendizagem e jogos; (3) Pistas para a construção do produto educacional; (4) Caminhos da Pesquisa; e (5) O Produto Educacional. O referencial teórico que permeou a construção do jogo adaptado e seus desdobramentos no ambiente virtual foi pautado em textos de Freire (1968); Malusá (2002); Gomes (2019); Kapp (2012); Kishimoto (2017) e Kaplún (2003), além de referências teóricas e históricas sobre a Escola Bauhaus, com destaque para os escritos de Gullar (1998), Argan (1992), Droste (2006) e Gombrich (1999). Como resultados alcançados, apresentamos uma reflexão sobre a utilização do jogo em sala de aula, como mais uma ferramenta de aporte metodológico que fomenta o aprendizado dos alunos, de forma lúdica, e disponibilizamos um produto que é um jogo de cartas piloto, o UNA, disponível para a apropriação em ambientes formais e não-formais de aprendizagem, e com a possibilidade de inserção de outros temas caros ao Design.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA