Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Jogo de xadrez"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades matemáticas sob a perspectiva wittgensteiniana: um estudo a partir do xadrez
    (Universidade Federal do Pará, 2020-04-17) CRUZ, Jaqueline Valério da; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406; https://orcid.org/ 0000-0002-2573-6255; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865; http://orcid.org/0000-0002-3147-9478
    Nossa pesquisa tem por principal objetivo investigar como as habilidades matemáticas, segundo a perspectiva da Filosofia Wittgensteiniana, podem ser desenvolvidas pela prática dos jogos no âmbito escolar, com ênfase, principalmente, nos benefícios apontados pela prática do xadrez. Buscamos, então, mostrar como a prática dos jogos de regras pode contribuir no desenvolvimento de habilidades importantes para o domínio da linguagem matemática, analisando, de forma terapêutica, como os conceitos psicológicos atribuídos a estas habilidades são apresentadas na literatura da Educação Matemática, visto que a maioria dostrabalhos acerca da temática dos jogos estão atrelados ao modelo cognitivo, onde desenvolvem suas análises no mental, independente da linguagem. Sendo assim, apontaremos as habilidades em uma perspectiva wittgensteiniana, tais como os conceitos de “seguir regras”, “compreender” e o “ver como”, que são apresentados pelo Filósofo como habilidades linguísticas. Para tanto, conduziremos a nossa pesquisa por meio de uma discussão teórica acerca da importância dos jogos na literatura da Educação Matemática e o domínio de técnicas baseadas nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Desta forma, tais habilidades desenvolvidas – raciocínio lógico, memorização, etc. – são compreendidas como o domínio de regras, técnicas linguísticas, de acordo com cada jogo de linguagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA