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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos das propriedades formais de regras em forma de pedido sobre o comportamento de escolha
    (Universidade Federal do Pará, 2013-06-21) LOPES, Danielly da Silva; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189
    O presente estudo investigou os efeitos da manipulação de justificativas sobre o seguimento de regras. Mais especificamente, procurou investigar os efeitos de um pedido para a ocorrência do seguimento de regra que descreve que a emissão do comportamento produziria reforço imediatamente (Regra I) e para a ocorrência do seguimento de regra que descreve que a emissão do comportamento produziria reforço no final da pesquisa (Regra F). Participaram da pesquisa trinta e seis estudantes universitários distribuídos igualmente em seis Condições experimentais. Foi utilizado um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa consistia em apontar para cada um de três estímulos de comparação, em uma determinada sequência. O participante ganhava pontos, em esquema de reforço contínuo, pelo não seguimento das sequências de respostas descritas nas regras I e F. No entanto, se o participante, após a última tentativa (40ª tentativa) da fase 2 de cada Condição, seguisse a regra, no mínimo, em 70 das 80 tentativas do experimento, o mesmo ganhava 100 pontos ao final da pesquisa. Os resultados sugerem que manipulações de justificativas para o seguimento de regras, isto é, manipulações de propriedades formais de regras, podem determinar o comportamento de seguir regras.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de justificativas sobre o seguir regras por participantes ortoréxicos.
    (Universidade Federal do Pará, 2018-09-17) CARDOSO, Laís Caroline Ferreira; BOTELHO, Eliã Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6276864906384922; https://orcid.org/0000-0002-9682-6530; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189
    Introdução: A investigação das variáveis envolvidas no estabelecimento e manutenção do comportamento alimentar é importante, principalmente, porque os alimentos ingeridos interferem na sobrevivência do organismo. Transtornos alimentares como a Ortorexia Nervosa podem desencadear comprometimento do convívio social dos indivíduos. Supõe-se que o comportamento ortoréxico seja controlado por regras com justificativas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar se participantes que apresentam um repertório de comportamentos classificados de ortoréxicos, apresentam tendência a seguir regras em geral ou somente tendência a seguir regras de cunho alimentar. Método: Para isso, na primeira etapa da pesquisa, foram aplicados em 200 estudantes de nutrição de duas faculdades de Belém do Pará, o questionário de inflexibilidade (para identificar indivíduos seguidores ou não de regras) e o questionário Orto-15 como meio de identificar indivíduos com tendência a comportamento ortoréxico. Na segunda etapa houve exposição de 12 participantes (6 inflexíveis e 6 flexíveis) à uma versão informatizada do procedimento de escolha para avaliar experimentalmente a competição entre o controle por justificativas para o seguimento de regras e o controle pelas consequências imediatas. Os participantes foram a quatro fases. Na Fase 1, as sequências corretas eram reforçadas com pontos trocáveis por dinheiro em esquema de reforço contínuo. Na Fase 2, somente os participantes que deixassem de seguir a regra discrepante eram expostos à Fase 3.Nas Fases 3 e 4, era reapresentada a regra da Fase 2, mas com justificativas do Tipo 5 para ser seguida (antecedentes verbais indicadores do que observar: relatos que podem indicar exemplos de comportamentos a serem seguidos e exemplos de comportamentos a não serem seguidos). Resultados: Dos 200 estudantes, 72% apresentaram tendência para desenvolver ortorexia. Na segunda etapa do estudo, tivemos 12 participantes, onde apenas 8 passaram para a fase 3 (6 flexíveis e 2 inflexíveis), destes participantes 4 apresentavam risco para desenvolvimento do comportamento ortoréxico (2 inflexíveis e 2 flexíveis), ao final do estudo 3 destes abandonaram o seguimento de regra e somente 1 seguiu a regra discrepante até o final. Em síntese, o estudo mostrou que participantes com risco para o desenvolvimento de ortorexia são bons seguidores de regras favoráveis a uma alimentação saudável, mas que isso não vale para regras gerais associadas a justificativas do tipo 5, pois ficaram sob controle das consequências imediatas
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de promessas de reforço de maior e menor magnitude sobre o seguir instruções em crianças
    (Universidade Federal do Pará, 2013-03-27) CASTRO, Juliany Lopes de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; http://lattes.cnpq.br/9018003546303132
    O estudo objetivou investigar os efeitos de justificativas para seguir instruções sobre o comportamento de seguir instruções que produzia perda de reforçadores. Vinte crianças na faixa etária entre sete e nove anos foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo, e distribuídas em quatro condições experimentais que diferiam quanto ao tipo de justificativa utilizada e a fase em que a mesma era apresentada. A tarefa consistia em tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. Foram usados como reforçadores fichas trocáveis por brinquedos. Nas Condições 1 e 2 as justificativas eram promessas de reforço de maior magnitude (comprar os brinquedos preferidos, se a instrução fosse seguida) e nas Condições 3 e 4, eram promessas de reforço de menor magnitude (comprar os brinquedos menos preferidos, se a instrução não fosse seguida). Nas Fases 1, 3 e 5, de todas as condições, eram apresentadas instruções correspondentes às contingências de reforço programadas e o comportamento de segui-las era consequenciado com o ganho de fichas. Nas Fases 2 e 4, de todas as condições, ocorriam mudanças não sinalizadas nas contingências de reforço programadas, e a manutenção do comportamento de seguir instruções era consequenciado com a perda de fichas. Os resultados mostraram que todos os participantes das quatro condições seguiram as instruções correspondentes apresentadas nas Fases 1, 3 e 5. Mostraram também que 17 dos 20 participantes deixaram de seguir instruções quando este comportamento passou a produzir perda de fichas nas Fases 2 e 4. Os resultados destes 17 participantes indicam que o controle pelas consequências imediatas prevaleceu sobre o controle pela apresentação de justificativas para a manutenção do seguir instruções. Três participantes seguiram instruções que produziam perda de fichas nas Fases 2 e 4. Estes resultados, por outro lado, sugerem que a exposição a justificativas contendo promessas de reforço de maior e menor magnitude, caso o seguir instrução seja mantido ou abandonado, respectivamente, também podem contribuir para manter o seguir instruções, mesmo que este comportamento passe a produzir perda de reforçadores.
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