Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Laboratory waste management"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Gerenciamento de resíduos gerados de laboratório: um estudo de caso no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
    (Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) ALVARES, Tereza Cristina Cardoso; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701
    O gerenciamento de resíduos em universidades é complexo e exige um esforço sistêmico e integrado de toda a comunidade acadêmica. A UFPA, em particular, o Instituto de Ciências Biológicas, tem um papel importante na formação de futuros profissionais, como também, disseminar uma nova mentalidade entre os servidores, em relação aos resíduos gerados, priorizando enfoques, a partir da abordagem educacional, para que estejam engajados e comprometidos com o gerenciamento ambiental, numa reflexão consciente da necessidade harmônica entre as atividades humanas e o ambiente. O Instituto, além de cumprir com o seu papel, no contexto em que está inserido, que é o de ensino, pesquisa e de serviço, tem que servir de exemplo, a partir de suas práticas de gerenciamento ambiental, minimizando, assim, os impactos decorrentes de suas atividades diárias, contribuindo para a conscientização da sociedade. Nas Universidades Públicas ou Privadas, o volume de resíduos gerados geralmente é muito pequeno, porém, a diversidade de resíduos é grande, o que dificulta o tratamento dos mesmos. Os resíduos gerados no ICB necessitam a priori de procedimentos e métodos confiáveis de manejo para a sua passivação e/ou disposição final, já que requerem um descarte distinto daquele dado ao lixo doméstico, enfatizado que as diferentes áreas laboratoriais, onde haja atividades com produtos químicos, biológicos ou infectocontagiosos, devem ser diagnosticados os fatores de riscos e as ações de seguranças, conforme estabelecidos na legislação vigente, evitando danos à comunidade universitária e ao ambiente. O trabalho se classificou como pesquisa descritiva e empírica, por meio do estudo de caso, utilizando-se da aplicação de um questionário, dirigidos aos servidores dos laboratórios, com o objetivo de analisar como os resíduos são gerenciados. Observou-se a falta de atenção, desconhecimento em relação as normas legais e deficiências de informações técnicas disponíveis para os resíduos. Conclui-se, portanto, que o ICB carece de desenvolver uma educação ambiental eficiente, como ferramenta de ação, para que possa implantar um PGRSS, possibilitando maior segurança aos atos da administração.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA