Navegando por Assunto "Language games"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Jogos de linguagem na alfabetização matemática(Universidade Federal do Pará, 2021-08-10) SILVA, Carlos Evaldo dos Santos; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865; http://orcid.org/0000-0002-3147-9478O objetivo desta tese foi compreender o funcionamento da linguagem, a partir do conceito de jogo de linguagem de Wittgenstein, o seu papel na aquisição do conhecimento e sua relevância para o ensino de número na alfabetização. Para isso, realizou-se uma investigação por meio das práticas de ensino de uma professora da alfabetização a respeito do conceito de número. Essa investigação foi baseada em pressupostos teórico-filosóficos apoiados nas reflexões do segundo Wittgenstein, mais precisamente sobre a terapia filosófica do próprio Wittgenstein e da Epistemologia do Uso de Moreno, também de inspiração wittgensteiniana. Assim, discorreu-se sobre o papel da linguagem na constituição do conceito de número e sobre as concepções epistemológicas de número em duas perspectivas, uma piagetiana e outra moreniana, e como elas podem modificar significativamente a prática da professora alfabetizadora. A pesquisa empírica, que forneceu os dados para as análises, foi realizada com uma professora alfabetizadora de uma escola pública municipal de Belém do Pará e consistiu em observações de uma aula sobre a escrita numérica no Sistema de Numeração Decimal Indo-Arábico. A conclusão a que se chegou e que se anuncia nesta tese é que a compreensão do funcionamento da linguagem, a partir do conceito de jogo de linguagem e de que as primeiras relações do sentido linguístico já são atividades epistêmicas, coloca a linguagem no centro do processo educativo e aponta para outras possibilidades, diferentes das hegemonicamente presentes no campo da Educação Matemática, de conceber o ensino da matemática, que podem ter desdobramentos importantes em relação às práticas de ensino do professor que ensina matemática e ao aprendizado dos alunos e das alunas, especialmente na alfabetização.Tese Acesso aberto (Open Access) A utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos : uma investigação à luz da filosofia de Wittgenstein(Universidade Federal do Pará, 2018-01-22) OLIVEIRA, Marcelo de Sousa; SILVEIRA , Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865; http://orcid.org/0000-0002-3147-9478Nesta pesquisa procuro investigar a utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos. As justificativas sustentam-se na possibilidade de gerar subsídios para uma compreensão sobre a apresentação e a compreensão desses conceitos, mediante as discussões em torno da constituição de sentido nesse domínio específico do conhecimento. A pesquisa se caracteriza como teórica, porém, em função do referencial teórico, utilizo exemplos de situações de ensino extraídos de documentos oficiais de orientações curriculares, de livros didáticos ou simplesmente situações formuladas para ilustrar a discussão, com a finalidade de clarificar a região de inquérito delimitada, o que se constitui como uma metodologia que tem inspiração na terapia filosófica wittgensteiniana. A análise foi fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein, para a qual, o gesto ostensivo é um instrumento linguístico que nos permite estabelecer uma ligação interna entre uma palavra e o objeto para o qual apontamos. Minha análise aponta que o gesto ostensivo pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, na medida em que, se configura como um meio de apresentação de convenções linguísticas, porém, pode também causar mal entendidos quando é apresentado de maneira ambígua, o que dificulta um treinamento adequado para os alunos dominarem a técnica associada à constituição do sentido do conceito em questão.
