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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sequência didática autonomia aprendente: reflexões e práticas para alunos do ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) SOUZA, Jocielma e Silva de; DINIZ, André Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5064351890235151; https://orcid.org/0000-0002-4895-7421; SILVA, José Roberto Alves da; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/0654774935235794; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592; https://orcid.org/0000-0001-9814-6451Este trabalho apresenta a sequência didática Autonomia Aprendente, recurso voltado para autorreflexão e planejamento da aprendizagem no ensino superior. Este processo educacional emergiu como proposta para enfrentar o desafio de engajar o aluno, especialmente no que se refere a reflexão e adoção de atitudes favoráveis ao seu processo de aprendizagem. Essas atitudes podem ser estimuladas através de propostas pedagógicas práticas e reflexivas. Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES), a sequência resultante tem foco no desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem de alunos do ensino superior. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de desenvolvimento da autonomia à luz do paradigma da complexidade e sobre a promoção da aprendizagem autodirigida, embasado no Modelo Dinâmico e Complexo de Desenvolvimento da Autonomia de Borges (2019) e na abordagem da aprendizagem contínua de Schlochauer (2021). Além disso, foi cursada a disciplina “Oficina Pedagógica: Autonomia em Contextos de Aprendizagem” e realizada observação participante. Em seguida, deu-se a elaboração do processo educacional, sua aplicação e avaliação com discentes do 7º semestre, noturno, do Curso de Pedagogia de uma universidade particular de Belém/PA. Dentre os resultados dessa investigação, evidenciou-se que a sequência teve um impacto positivo para os participantes, o que favoreceu a autorreflexão, a identificação de fatores internos e externos que influenciam a autonomia e aprendizagem, bem como o planejamento da aprendizagem autodirigida. Ademais, as etapas e atividades da sequência contribuíram para uma perspectiva mais ativa em relação aos desafios enfrentados pelos participantes em seus contextos de aprendizagem, em especial o do ensino superior. Vislumbramos que a sequência Autonomia Aprendente contribua para a aprendizagem na graduação e demonstre potencial para levar os aprendentes a engajamento, autonomia e aprendizagem contínua.
