Navegando por Assunto "Ludicity"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O desenho animado e o encanto do herói na TV(Universidade Federal do Pará, 2013-04) SANTOS FILHO, Alexandre Silva dosBrincar com desenhos animados é bastante revelador. Eles permitem a criança ter um papel no processo de relacionamento e interação, afetando, portando, o significado lúdico. O objetivo é refletir sobre o papel da representação gráfica da criança como fator mediador no comportamento lúdico. Desse modo, o presente trabalho também discute o significado do brinquedo gráfico na vida das crianças, especialmente, quando influenciadas pelo personagem do herói de desenhos animados. Para tanto, tenta-se trazer importantes conceitos, tais como: liminal e liminoid, que caracterizam o comportamento lúdico da criança, entre a arte e o brincar; a ludicidade como natureza consequencial; o entretenimento – sensível e livre; e os mecanismos da imaginação. Esta reflexão toma como referências imagéticas os desenhos animados exibidos na TV brasileira. Dir-se-á, por fim, que o brincar com os personagens de heróis na forma gráfica promove o relacionamento e a capacidade de interação com outras crianças.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos para o ensino de ciências ambientais na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) RODRIGUES, Zelinda Duarte; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Diante da precariedade do sistema de saneamento básico, referente à qualidade da água para consumo humano, este estudo objetivou contribuir por meio da aplicação de jogos didáticos, com ênfase nas temáticas das Ciências Ambientais, no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 5º ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública do município de São Sebastião da Boa Vista – Pará (SSBV-PA). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulário, com questões objetivas e subjetivas, aplicados para professores. Esta pesquisa de campo teve uma abordagem quanti-qualitativa, com a elaboração de Sequência Didática e do “Baú Ecológico”, contendo quatro jogos, que foram avaliados de forma qualitativa, com aceitação positiva por parte dos juízes. O resultado da pesquisa com os educadores apontou que: as temáticas socioambientais estão presentes nos documentos escolares; necessitam de capacitação nos temas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); utilizam diferentes estratégias metodológicas; reconhecem a importância dos jogos didáticos. Na etapa de aplicação dos jogos na escola, foi possível observar o interesse, o empenho e a atenção dos alunos. Desse modo, este estudo buscou trazer benefícios, tais como: implementação de estratégias educativas e de produtos didáticos; contribuição na prática dos professores; nova ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e de aprendizagem; promoção e formação de valores e atitudes. Por tanto, consideramos que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois se buscou enfatizar temas relacionados com as Ciências Ambientais, com destaque para a Água, utilizando uma Sequência Didática e Jogos Educativos, com abordagem interdisciplinar e lúdica, contribuindo, assim, no processo de ensino aprendizagem.
