Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Lutjanus jocu"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Feeding ecology of juvenile dog snapper Lutjanus jocu (Bloch and Shneider, 1801) (Lutjanidae) in intertidal mangrove creeks in Curuçá estuary (Northern Brazil)
    (2009-12) MONTEIRO, Dijane Pantoja; GIARRIZZO, Tommaso; ISAAC, Victoria Judith
    A dieta e a ecologia alimentar de juvenis de Lutjanus jocu foram verificadas em 92 espécimes coletados em quatro canais de maré do estuário do rio Curuçá, Norte do Brasil, entre setembro de 2003 e julho de 2004. O comprimento total dos peixes coletados não apresentou diferenças significativas entre os meses amostrados. A intensidade alimentar foi elevada conforme indicado pelos altos valores do índice de repleção estomacal e os baixos valores do índice de vacuidade. A presa mais importante foi Penaeidae, seguida por Grapsidae e Porcellanidae. A dieta de juvenis de L. jocu apresentou diferenças sazonais evidentes. Os espécimes da estação seca (setembro e novembro) e transição seca/chuvosa (janeiro) foram considerados especialistas alimentando-se exclusivamente de Penaeidae. No entanto, os espécimes da estação chuvosa (março e maio) e da transição chuvosa/seca (julho), que alimentaram-se principalmente de Grapsidae, Penaeidae e Porcellanidae, foram considerados generalistas. Esta mudança sazonal na dieta poderia estar relacionada com a disponibilidade do alimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Kudoa spp. (Myxozoa, Multivalvulida) parasitizing fish caught in Aracaju, Sergipe, Brazil
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12) EIRAS, Jorge Costa; FUJIMOTO, Rodrigo Yudi; MADI, Rubens Riscala; JERALDO, Veronica de Lourdes Sierpe; MELO, Cláudia Moura de; SOUZA, Jônatas dos Santos de; DINIZ, José Antonio Picanço; DINIZ, Daniel Guerreiro
    Este estudo relata Kudoa spp. (Myxozoa, Multivalvulida) de espécies de peixes Lutjanus analis, Bagre marinus, Aspistor luniscutis e Lutjanus jocu que foram capturados na costa litorânea de Aracaju, Estado de Sergipe, Brasil. Os parasitas formavam plasmódios ovais rodeando o esófago em L. analis, enquanto que nas espécies B. marinus, A. luniscutis e L. jocu formavam plasmódios alongados no interior das fibras musculares. Fenômenos de liquefação do músculo do hospedeiro não foram observados. O presente estudo proporciona uma descrição morfológica e morfométrica de cada parasita, sendo feita uma comparação com todas as espécies conhecidas em todo mundo. A inexistência de dados moleculares prejudica a identificação específica dos parasitas. A importância destes parasitas é discutida e a necessidade de mais estudos relacionados a infecções em peixes brasileiros é enfatizada por causa do alto impacto econômico de algumas espécies de Kudoa que causam liquefação nos músculos dos hospedeiros e tornam estes peixes impróprios para consumo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA