Navegando por Assunto "Maker culture"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atos e lugares de aprendizagem criativa em matemática(Universidade Federal do Pará, 2019-06-25) NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; VAZ, Cristina Lúcia Dias; http://lattes.cnpq.br/5829728118120411; https://orcid.org/0000-0003-1583-6129Atos e Lugares de aprendizagem criativa em matemática superior é a cartografia das experiências e vivências interdisciplinares em lugares de aprendizagem que potencializam o aprender criativo a autônomo. Atos norteados pelos princípios da Cultura Maker ("aprender fazendo") e da metodologia STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática). Lugares (reais ou imaginários) que são centros de significados construídos pela experiência, experiência como a possibilidade de que algo nos afete e nos toque, para transformar o que somos e o mundo ao nosso redor. O objetivo principal da pesquisa é investigar como ações interdisciplinares podem promover uma aprendizagem criativa em matemática. Como pontos de partida desta investigação elegemos os Lugares de Partida para apresentar os marcos iniciais e teóricos que balizaram a pesquisa. Marcos iniciais que conduziram ao encontro do tema da dissertação e os marcos teóricos que fundamentaram e indicaram os percursos da pesquisa. Como marcos teóricos adotamos método da cartografia como método de pesquisa ancorado na proposta de cartografia dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari; o conceito de aprendizagem criativa inspirado nas ideias do educador Paulo Freire e do psicanalista Donald Winnicott e o conceito de interdisciplinaridade proposto por Ivani Fazenda. Deste modo, a pesquisa foi realizada por um pesquisador-cartográfo que é um sujeito da experiência interdisciplinar e que deseja acompanhar processos, realizar ações criativas e produzir recursos educacionais inovadores visando estimular e promover uma aprendizagem criativa em matemática superior. Os lugares escolhidos para realização das ações foram a Garagem, o Atelier e a Casa Gardner . A proposta da Garagem é experimentar uma "matemática mão na massa" através da prototipagem de objetivos de aprendizagem na impressora 3D. O Atelier é o espaço da interdisciplinaridade entre matemática, tecnologia e arte que visa estimular a sensibilidade através de (re)leituras de obras da arte e produções criativas. Na Casa Gardner as ações são permeadas também pelo lúdico, o simples prazer de resolver um problema ou desvendar um enigma. Finalizamos com o Lugar do Confluxo, lugar para onde convergiram os resultados da pesquisa; ponto de encontro das experiências vivenciadas e ponto de abertura para novas possibilidades de pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas maker no ensino de inglês: uma proposta metodológica à luz da BNCC(Universidade Federal do Pará, 2024-06-11) SILVA, Jaqueline Bastos de Figueiredo; DINIZ, André Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5064351890235151; https://orcid.org/0000-0002-4895-7421O Ensino de inglês no Brasil vem passando por mudanças significativas a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas mudanças pedem que professores de inglês reflitam sobre suas práticas e conduzam aulas mais interativas e que incluam aspectos sociais e culturais da língua. Neste sentido, atividades maker (mão-na-massa) apresentam um grande potencial para o desenvolvimento do aprendizado de inglês e de competências socioemocionais através da colaboração no trabalho em equipes para fabricação manual ou digital de artefatos. Estas práticas engajam alunos e promovem uma aprendizagem criativa e significativa da língua. Porém, por se tratar de uma tendência em expansão, a cultura maker ainda não é um tema muito abordado na graduação, com seu potencial educacional sem visibilidade. Deste modo, levantamos a seguinte problemática de pesquisa: como complementar a formação de discentes de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, por meio do ensino de estratégias e abordagens características de práticas maker? A partir deste questionamento, o seguinte objetivo geral foi traçado: Elaborar um roteiro de um circuito de oficinas, com a proposta de aprendizagem maker (mão-na-massa) atrelada ao ensino-aprendizagem de inglês, para complementar a formação inicial de discentes de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e fomentar a aprendizagem criativa e significativa de inglês. Assim, o produto educacional (PE) “Make It: circuito de oficinas maker no ensino de inglês” foi elaborado. A pesquisa apresenta bibliografia referente aos temas: cultura maker, ensino de inglês e BNCC. A metodologia apresenta as etapas de pesquisa bibliográfica e estudo de campo que envolve observação nas turmas de 1º ano e 3º ano do curso de Letras-Inglês da Universidade do Estado Pará (UEPA). As oficinas do PE foram aplicadas com discentes do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa do Programa Forma Pará (UEPA), onde observações e a aplicação de um questionário foram feitas. Este período foi de suma importância para a testagem, validação, refinamento e produção da materialidade do PE. Foi realizada a análise dos dados gerados, que, juntamente ao referencial teórico nos leva a acreditar na relevância do PE, com potencialidades para complementação da formação inicial de professores de inglês.
