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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Francisco Jorge Rodrigues; SERIQUE JUNIOR, Daniel Paulo; http://lattes.cnpq.br/6349967101840998; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326
    O mapeamento das competências individuais relativas a execução do orçamento público foi aplicado na Universidade Federal do Pará, Região Norte do Brasil. Foram considerados servidores técnico-administrativos e terceirizados que desenvolvem suas atividades nas unidades da Administração Superior, Órgãos Suplementares, Hospitais Universitários e nas Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) dos Institutos, Núcleos e Campi do Interior. As informações foram obtidas de documentos oficiais baseado nas técnicas de análise documental e do grupo focal, permitindo definir características específicas, estabelecendo relações entre as diversas variáveis de atribuições dos servidores. A abordagem qualitativa considerou a subjetividade na interpretação, atribuindo significados gerais aos fenômenos para a identificação das competências setoriais e individuais, alinhadas com os objetivos estratégicos da Instituição. A análise quantitativa usou as competências individuais essenciais para a organização, traduzidas em números e baseadas no resultado dos questionários. A primeira e segunda fase da pesquisa identificou e validou as competências setoriais e individuais. A terceira e quarta fase definiram o grau de importância da competência para a unidade e o grau de domínio dos servidores nessas competências. Na última fase foi gerado o Grau de Necessidade de Capacitação (GNC) dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. Em geral, os resultados indicaram o GNC em relação as competências individuais, mas o principal resultado foi a obtenção do GNC das unidades da administração superior, dos órgãos suplementares, dos institutos, dos núcleos, dos campi do interior e dos hospitais universitários. Este GNC final poderá subsidiar a elaboração de programas direcionados para os setores mais necessitados de capacitação na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Universidade Federal do Pará
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Dinâmica espaço-temporal dos manguezais do delta do rio Doce-ES durante 2010-2020, litoral sudeste brasileiro
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-16) MIRANDA, Débora Cristina de Lima; FRANÇA, Marlon Carlos; http://lattes.cnpq.br/8225311897488790; https://orcid.org/0000-0002-3784-7702
    Os manguezais são ecossistemas presentes em grande parte da zona costeira brasileira que abrigam uma ampla diversidade de organismos, bem como constituem verdadeiros berçários para vários indivíduos da fauna. O presente estudo realizou um mapeamento dos manguezais remanescentes do delta do rio Doce no intervalo completo de uma década, utilizando imagens compartimentadas em intervalos de 5 anos (2010, 2015 e 2020), ao longo das planícies de maré do rio Mariricu, região costeira do município de São Mateus–ES. Para isso, foi utilizada a metodologia de classificação orientada a objeto (GEOBIA), que permitiu a geração de dados de alta resolução, alcançando resultados excelentes, diagnosticados pelos números de acurácia global e índice Kappa, considerando uma média de 96,78% e 93,5%, respectivamente, além de baixos valores de desacordos com média de 3,22%. A análise de detecção de mudanças apontou alterações na paisagem no decorrer do tempo, com 9% das áreas de manguezal sendo extintas, 12% com áreas de expansão e 79% das áreas inalteradas, se mantendo preservadas. Portanto, nossos dados de mapeamento estão condizentes com dados publicados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (IEMA), assim como com os trabalhos científicos que registraram áreas de redução e expansão dos manguezais ao longo do litoral brasileiro, todavia em sua maioria com amplas áreas preservadas. Com isso, nossos resultados demonstram grandes aplicações das geotecnologias para análises ambientais costeiras com baixo custo e grande velocidade de respostas.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores e relações étnico-raciais: estudo sobre as produções científicas do período de 2003-2013
    (Universidade Federal do Pará, 2018-02-23) BRITO, Nicelma Josenila Costa de; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088
    Este trabalho inspeciona o tema formação de professores, mediante o recorte a partir do objeto estado da arte sobre formação de professores e relações étnico-raciais, publicizadas entre 2003 à 2013, em periódicos com qualificação entre A1 à B5, teses e dissertações e eventos vinculados à temática havidos no período que demarca dez anos de promulgação da Lei n. 10.639/2003. Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, durante o período de 2003 à 2013, que demarca dez anos de vigência da Lei n. 10.639/2003. Ancorados a este, os objetivos específicos tencionam distinguir que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos periódicos qualificados, nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino; identificar a conformação destas discussões em teses e dissertações no que tange a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas; relacionar os trabalhos publicados em eventos situando aspectos presentes na literatura especializada, estruturantes na produção de sentidos que circulam nesse campo. O problema que desencadeia essa pesquisa ampara-se na necessidade de intensificação de estudos dessa natureza os quais demandam a análise da produção em determinados campos. Nesse aspecto, as questões de investigação que permearão esta tese doutoral, inquirem: Que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino? Qual a conformação destas discussões em relação a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas? Que aspectos presentes na literatura especializada estruturam os sentidos que circulam nesse campo? Em face da problemática apresentada, esse estudo pauta-se na tese de que, os tensionamentos mobilizados na legitimação do campo, em face da promulgação da Lei n. 10.639/2003 apresentam em sua conformação pautas que emergem de demandas historicamente silenciadas. Em meio às disputas pelo protagonismo de temáticas urgentes e caras a questão da diversidade no âmbito da educação brasileira, a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores em interseção com as relações étnico-raciais, balizada pela produção de artigos em revistas qualificadas, em teses e dissertações e em publicações em eventos, impõe deslocamentos que supõem modos de percepção, e que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores e nas práticas docentes destes. Para leitura do objeto da presente proposta, serão adotados como aporte teórico-metodológico, as formulações sobre poder simbólico, habitus e campo em Pierre Bourdieu (1983, 1998, 1999, 2003); representações em Chartier (1991, 1994), formação de professores e relações étnico-raciais em Gomes (2001, 2003, 2004, 2005, 2011, 2012); Cavalleiro (2000); Coelho (2009, 2010, 2014); Coelho e Coelho (2013, 2013a, 2014) e nos estudos do tipo estado da arte em André (2001, 2002, 2009, 2010) ; Brzezinski, Garrido, et. al.(2006) ; Brzezinski (2014). O aporte metodológico será amparado em Bardin (2008), mediante a adoção de algumas técnicas da Análise de Conteúdo para tratamento das informações que serão levantadas por meio da análise do mapeamento da produção acadêmica sobre formação de professores e relações étnico-raciais. Os resultados indicam que, embora pareça “existir um divórcio, ou um hiato enorme, entre essas pesquisas e a realidade de uma parcela significativa dos cursos de formação de professores, notadamente nas diferentes licenciaturas.” (SISS, 2005,p.10-11) a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores e relações étnico-raciais, registrada nos elementos que compõem o corpus desta investigação, impõe deslocamentos que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores, representando uma matriz de percepção conformando o campo.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O mapeamento de competências na área de gestão de pessoas da fundação HEMOPA
    (Universidade Federal do Pará, 2015-01-26) SILVA, Gleydson dos Santos; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326
    Esta dissertação tinha por objetivo geral mapear as competências individuais dos servidores ocupantes de cargos na área de gestão de pessoas na Fundação HEMOPA, além de objetivos específicos como: Inventariar o nível atual das competências dos servidores que atuam na área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA, identificar as competências setoriais no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas - NEGEP obtidas a partir do Mapeamento de Competências na Fundação HEMOPA, identificar o nível atual das lacunas de competências dos servidores do NEGEP e descrever o processo utilizado para o mapeamento de competências utilizado na Fundação HEMOPA e no NEGEP. Esta pesquisa tratou-se de um estudo do tipo descritivo com pesquisa de campo, que buscou analisar a relação entre fatores intrínsecos à organização pesquisada, e sua relação com o ambiente da tarefa (clientela-usuário, servidor) através de uma primeira fase e de uma segunda fase subdivididas em etapas. Na primeira fase da pesquisa foram analisados os dados acerca da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPA. Na fase seguinte, foram analisados os dados do inventário e avaliação das competências atuais, visando delimitar quais as competências individuais numa equipe de gestão de pessoas podem favorecer o mapeamento de competências na Instituição. Como resultados da pesquisa, apresentaram-se: as competências setoriais e os respectivos indicadores de desempenho da área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA; a delimitação das competências individuais dos cargos de administrador, economista, pedagogo e agente administrativo da área de gestão de pessoas, num contexto de implantação de gestão por competências; as principais competências a desenvolver e o respectivo nível de necessidade para os cargos mapeados, e por fim, os procedimentos para mapeamento de competências utilizados pela equipe de Gestão de Pessoas da Fundação HEMOPA. Como resultados, foram descritos os principais resultados alcançados com a concretização da pesquisa na Fundação HEMOPA, com a descrição das competências individuais dos servidores que ocupam cargos no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas (NEGEP), os quais favorecem a implantação do ciclo de Gestão por Competências, e a partir destes dados foram inventariados os níveis atuais de competência dos servidores da área de gestão de pessoas, com a identificação das principais lacunas de competência, além disso, foram apresentados os documentos da qualidade, gerados a partir da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPA
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sociabilidades adolescentes na escola básica: um estudo sobre as teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação do Brasil entre 2004 a 2013
    (Universidade Federal do Pará, 2017-02-22) RODRIGUES, Anderson Patrick; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088
    Trata-se de estudo sobre as Sociabilidades de Adolescentes em idade escolar, ou seja, sobre a forma como estudantes engendram, sofrem ou medeiam influências sobre (ou de) seus pares no interior da Escola Básica brasileira. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre o fenômeno da sociabilidade adolescente na Escola Básica, a partir do conhecimento apresentado em vinte e uma pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDBTD. Interessa-nos, pois, investigar as diferentes formas de sociabilidades adolescentes na Escola Básica, mais especificamente os pensamentos teóricos que permeavam a produção de conhecimento sobre esta temática nos Programas de Pós-graduação brasileiros, defendidas entre 2004 e 2013. Para tal, realizamos o mapeamento dos trabalhos sobre a temática e categorizamos o que dizem as produções acadêmicas sobre sociabilidades adolescentes neste recorte temporal. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) como aporte metodológico; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); e sociabilidades adolescentes de Coelho (2009, 2016A, 2016B) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes no campo da educação está voltado para as relações estabelecidas por estudantes de escolas públicas de periferias brasileiras, tendo a violência como principal agente influenciador de sociabilidades, além de indicar a escola como lugar social voltado para as sociabilidades e, portanto, passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.
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