Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Maria Lúcia Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Os gêneros literários em “Mentiras e verdades no mesmo chão”, de Maria Lúcia Medeiros
    (Universidade Federal do Pará, 2014-12) ALCANTARA, Lídia Carla Holanda
    Os contos da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros podem ser considerados híbridos em relação aos gêneros literários, pois possuem traços poéticos ou líricos, configurando-se ora em prosa poética, ora em verdadeiros poemas em prosa. Os textos da contista caracterizam-se pelo lirismo, na fusão entre o eu-poético e o objeto de contemplação, como preconizava Emil Staiger. Partindo, assim, da hipótese de que os textos de Maria Lúcia Medeiros são híbridos quanto à presença dos gêneros clássicos, este estudo tem como objeto de análise o conto “Mentiras e verdades no mesmo chão”. Pretende-se mostrar como se encontram entrelaçados, em um texto em prosa, elementos genéricos diversos, mostrando a transformação e hibridização dos gêneros, conceituando-os e interpretando-os. Na leitura crítica do texto, portanto, utilizaremos teóricos que falaram sobre os gêneros literários, como Northrop Frye, Emil Staiger, Kate Hamburger
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros: contribuições para o letramento literário no Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Pará, 2020-04-29) SILVA, Adenilza Nunes Soares da; NASCIMENTO, Maria de Fatima do; http://lattes.cnpq.br/6007359856182459
    O presente trabalho, intitulado “Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros: contribuições para o letramento literário no Ensino Fundamental”, é resultado de reflexões acerca do ensino da leitura literária no ambiente escolar e tem por finalidade o desenvolvimento de leitura de literatura, bem como a análise dos resultados das atividades em sala de aula, por meio de uma proposta direcionada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, localizada no município de São Miguel do Guamá-PA. Para tanto, foi escolhido o livro de contos Zeus ou a menina e os óculos (1988) da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros. Por meio de uma metodologia composta por quatro módulos (motivação, introdução, leitura e interpretação), baseada na obra de Cosson (2009), foi possível garantir a participação ativa dos alunos nas discussões relacionadas a leituras de quatro contos da obra escolhida. Das mediações feitas em sala de aula, obtivemos como resultado comentários orais e produção escrita feitos pelos alunos, que se identificaram com o conteúdo narrado chegando assim à interpretação. As discussões teóricas atreladas a essa proposta do PROFLETRAS envolvem a formação de leitura literária e letramento literário de professor e aluno, as quais servirão de reflexões sobre a prática docente. Diante disso, a argumentação traz os estudos de AZEVEDO (1986), ZILBERMAN (1991), LAJOLO (1996), CANDIDO (2011) e COSSON (2014), entre outros, a fim de contribuir para que as atividades com a leitura de textos literários auxiliem o professor na formação de leitores.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA