Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Marine Extractive Reserve Caeté-Taperaçu"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Ensinagens e aprendizagens dos saberes-fazeres tradicionais: uma educação informal do campo
    (Universidade Federal do Pará, 2016) CARDOSO, Sergio Ricardo Pereira
    Este texto tem a ambição de traçar relações entre os saberes-fazeres tradicionais e a educação informal do campo, articulando educação e cultura na construção e reconstrução contínua dos saberes-fazeres tradicionais por meio das relações cotidianas, bem como a maneira como se dá a socialização de tais saberes-fazeres. A área de estudo localiza-se na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, sendo a metodologia empregada a etnoecologia. Os dados coletados em pesquisas diversas demonstram que os saberes-fazeres são produzidos e socializados em espaços diversos, indo desde os espaços familiares aos espaços comunitários. As ensinagens e aprendizagens são protagonizadas pela oralidade, pela observação e a própria prática do saber-fazer, aprende-se e ensina-se fazendo. Assim como os saberes-fazeres sofrem mudanças, as estratégias de ensinagens e aprendizagens também acompanham tais transformações, principalmente devido às novas tecnologias, que influenciam a inserção de novas maneiras de fazer, ou seja, novos saberes; dinamizam, portanto, a cultura através dessa educação informal do campo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA