Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Materna"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A linguagem e o ensino da língua materna
    (Universidade Federal do Pará, 2007) BRITO, Áustria Rodrigues
    O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas parentais maternas no Brasil e na Alemanha
    (Universidade Federal do Pará, 2015-08-17) VILHENA, Allana Cristine Nascimento; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678
    Informações de um determinado padrão parental, eficaz em uma cultura e identificado como benéfico em outras, podem ser empregadas para possibilitar a aprendizagem deste padrão nas outras culturas e promover melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças (Keller, Voelker, Yovsi, Lohaus & Jensen, 2005). Assim, o objetivo deste estudo foi descrever práticas parentais de mães brasileiras e alemãs. A parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Pará - UFPA, no Brasil e da Universidade de Osnabrück, na Alemanha possibilitou que os dados desta pesquisa fossem coletados com participantes residentes em cidades brasileiras e alemãs. Sendo estas: Castanhal e São Paulo, com participantes brasileiras; Münster, com participantes alemãs e; várias localidades na Alemanha, constituído de participantes brasileiras residentes em várias cidades da Alemanha. Foram utilizadas as dimensões transferências de responsabilidade, Senso de Colaboração, Cuidado com o outro, Dominância, Elogio, Reconhecimento Social, Empatia e as dimensões Retirada do Amor e Punição. Observou-se que as diferenças mais significativas foram na comparação das brasileiras na Alemanha (várias localidades na Alemanha) com os outros grupos de participantes. Embora as outras amostras (Castanhal, São Paulo e Münster) também tenham se apresentado em grupos de concordantes, não o foram de modo tão consensual como as participantes brasileiras na Alemanha, já que estas apresentaram escores moderadamente altos a altos nestas cinco das seis dimensões analisadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA