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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    O que revelam os formadores de professores de matemática sobre formar professores reflexivos e pesquisadores de sua prática
    (Universidade Federal do Pará, 2021-11-16) ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; GONÇALVES, Tadeu Oliver; Lattes iD http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/0000-0002-2704-5853
    Este estudo analisou a perspectiva dos formadores de professores de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com foco sobre como formar professores reflexivos e pesquisadores de sua prática docente. Tal abordagem defende a epistemologia da prática profissional docente aliada à pesquisa como princípio formativo, o qual visa a construir um conhecimento voltado para as necessidades da prática e, com isso, responder às complexas demandas da formação inicial de professores. O objetivo deste estudo foi compreender aspectos da formação inicial nos quais os formadores de professores de Matemática se pautam, na perspectiva de desenvolver um ensino voltado para formar professores, reflexivos e pesquisadores da sua prática docente. De modo específico, o estudo buscou: Cartografar o conceito de professor reflexivo e investigador de sua prática, mobilizado por teóricos que discutem a temática; Identificar a concepção de professor reflexivo e pesquisador de sua prática, descrita pelos formadores de professores de Matemática da UEPA; Analisar, no discurso dos formadores, em que medida a prática docente na formação inicial encontra-se alinhada à teoria do professor reflexivo e investigativo de sua prática docente; Delinear possíveis contribuições para o desenvolvimento profissional de professores fundamentado em uma formação reflexiva e investigativa da prática docente, conforme discutido na literatura e desenvolvido por formadores de professores de Matemática da UEPA. Os sujeitos da pesquisa de campo foram cinco formadores de professores do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPA. A investigação adotou a abordagem qualitativa, o referencial teórico-metodológico de estudo empírico, e foi desenvolvida por meio da técnica da entrevista semiestruturada, aliada à pesquisa bibliográfica. Os resultados apontaram que as concepções dos formadores de professores de Matemática quanto à reflexão sobre a prática se encontram relacionadas a duas concepções: a primeira, que restringe a reflexão docente à atuação em sala de aula; e outra concepção, que vai além da sala de aula, pois considera a análise do contexto e as questões políticas como fatores importantes a serem considerados nas reflexões, o que demonstra o alinhamento da concepção de reflexão a referenciais teóricos mais críticos entre os formadores de Matemática. No que concerne à pesquisa e reflexão sobre o fazer docente no exercício profissional, os resultados apontam como caminhos: relacionar os conteúdos do ensino superior com episódios e situações-problema da Educação Básica como fonte de estudos e pesquisas; a diversidade metodológica; o ensino planejado e desenvolvido com outros formadores realizando atividades no campo de estágio e nas avaliações, momentos que visam a entender e rever os caminhos da prática docente. Permitem afirmar ainda que a pesquisa é uma condição necessária ao formador que atua na formação inicial, pois possibilita ampliar o olhar da docência, a autonomia e seu próprio desenvolvimento profissional, a fim de que ocorram transformações nas práticas de ensino. Quanto às contribuições da reflexão e da pesquisa sobre as práticas ao desenvolvimento profissional docente, descrevem o maior envolvimento dos formadores em grupos de pesquisas, com estudos sobre a metodologias de ensino; preocupação em delinear um currículo mais voltados para a reflexão sobre as práticas com vistas à melhoria da atuação docente na Educação Básica. Apesar disso, revelam também que ainda falta abordar a reflexão sobre as políticas educacionais e as questões sociais mais amplas na formação inicial.
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