Navegando por Assunto "Medical-Pharmaceutical Society"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A introdução da Escola Superior do Pará: “Escola de Pharmácia do Pará” e ensino científico (1897-1914)(Universidade Federal do Pará, 2017-03-22) NASCIMENTO, Sulenir Candida da Silva; Alves, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da Escola de Pharmácia do Pará para o processo de introdução das ciências no ensino superior paraense. Escolhemos o ano de 1897, como marco inicial da pesquisa, devido à criação da Sociedade Médico-Pharmacêutica do Pará, analisada no primeiro capítulo como condicionante para a criação da Escola de Pharmácia do Pará. Delimitamos como marco final o ano de 1914, porque abrange os dez primeiros anos de funcionamento da Escola de Pharmácia do Pará e coincide com alterações provocadas pela Lei Rivadávia Correa, que reformou e deu novas diretrizes a instrução superior no Brasil. Dedicamos o segundo capítulo a analisar o contexto social que influenciou a criação da escola de Pharmácia, mais especificamente os relacionados a questões de saúde, onde enfatizamos o diálogo entre elementos da cultura moderna, por vezes representadas nas políticas e instituições ligadas às ciências, como a Diretoria do Serviço Sanitário do Pará, com elementos da cultura tradicional, representadas nas ações de pajés, curandeiros e práticos. Por fim, no terceiro capítulo examinamos a presença das ciências na Escola de Pharmácia do Pará ao longo de sua primeira década de funcionamento, ou seja, de 1904 a 1914, não de modo isolado, mas como parte de um processo que se acentuou com o avanço da modernidade. Concluímos que esta instituição deu continuidade ao ensino das Ciências, configurando-se como pioneira da introdução do ensino científico no nível superior paraense. As ciências, que desde o início predominaram no currículo, foram sendo ampliadas ao longo dessa década, principalmente por meio do número de disciplinas.
