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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Gestão da informação em áreas de proteção ambiental: estudo de caso sobre a gestão do IDEFLOR-BIO na Apa mosaico do lago de Tucuruí
    (Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) ALMEIDA, José Adilson Pinheiro; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Estudo sobre a Gestão da Informação numa perspectiva estratégica no âmbito da Administração Pública na Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí, a partir de elementos do ambiente externo e interno organizacional, conectados a Gestão Estratégica de Informação e Inteligência Estratégica, trazendo como questão de investigação saber como a gestão da informação pode contribuir para desenvolver Inteligência Estratégica sobre a Área de Proteção Ambiental do Lago de Tucuruí no Estado do Pará? Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação como fator determinante para o desenvolvimento de Inteligência Estratégica para a gestão pública ambiental de Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí no Estado do Pará. Objetivos específicos: mapear o processo de gestão da informação no âmbito da gestão pública ambiental em unidades de conservação; b) identificar fatores estratégicos influenciadores dos ambientes interno e externo do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade; c) verificar os recursos disponíveis aplicados à gestão de dados e informações da Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade relacionados a preservação ambiental do Sistema de Monitoramento da Unidade Lago de Tucuruí; d) analisar as potencialidades da Inteligência Estratégica, visando propiciar maior eficiência da gestão pública ambiental do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade voltadas à Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí no Estado do Pará. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo um estudo de caso da Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí, no Estado do Pará. Foi realizado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, sendo utilizada a observação sistemática para apreender dados da rotina operacional do Instituto e da estrutura física de trabalho, e aplicação de entrevista semiestruturada aplicada aos Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade da Unidade de Conservação Lago de Tucuruí com foco nas atividades de coleta, armazenamento, tratamento e disseminação de informação. Os resultados permitiram verificar que as principais ameaças ao meio ambiente local estão relacionadas com o avanço das atividades produtivas sobre o uso do solo na região e com base nas pesquisas de campo foi possível demonstrar que a Gestão Estratégica de Informação, por meio do mapeamento e ordenamento do fluxo informacional, potencializa a construção de Inteligência Estratégica em uma Unidade de Conservação, qualificando a tomada de decisão e a produção de políticas públicas de meio ambiente. Por fim, concluiu-se que a Ciência da Informação tem muitas possibilidades de colaborar com a preservação de meio ambiente e a sustentabilidade por meio da Gestão da Informação, gerando eficiência, eficácia e efetividade de política públicas e de ações de gestão capazes de produzir inferências que direcionem os gestores públicos e privados a decisões mais assertivas.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Inacontecimentos, Amazônia : [re]ações ambientais
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-27) NEGRÃO, Lucas da Silva; OLIVEIRA, Hosana Celeste; http://lattes.cnpq.br/4177178840952700
    A pesquisa aborda a degradação do bioma Amazônia resultante da ação humana, utilizando três fontes principais: sistemas de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), imagens do Google Earth e fotografias aéreas autorais produzidas no estado do Pará. Essa dissertação objetiva ompreender como as interações entre arte, corpo e ambiente no processo criativo da obra interativa-reativa 'Inacontecimento' pode auxiliar nas discussões sobre a degradação ambiental da Amazônia, a partir de autores como Ailton Krenak, Gilles Deleuze, Bruno Latour, Milton Sogabe e Tetsuro Watsuji. Além disso, a pesquisa inclui uma curadoria de exposição que reúne obras de artistas focadas nos impactos de projetos de exploração na Amazônia.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização
    (Universidade Federal do Pará, 2021-10-14) SANTOS, Charles Lima dos; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748
    O presente trabalho intitulado “Sequência Didática Acerca do Descarte de Pilhas e Baterias: com o uso da metodologia da problematização”, objetivou elaborar, aplicar e validar uma sequência didática que vise promover o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no descarte adequado de pilhas e baterias baterias. A sequência didática propôs uma alternativa para a promoção do ensino considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem efetiva. As atividades foram realizadas através do Sistema de Ensino Interativo (SEI\SEDUC-PA), que trabalha com uma metodologia de ensino presencial com mediação tecnológica. O trabalho se intencionou em responder perguntas como: Qual a importância de pilhas e baterias em suas comunidades e quando descartadas de forma inadequada podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como produto educacional desta dissertação foi elaborado uma Cartilha Orientadora da aplicação da Sequência Didática intitulada “Cartilha Orientadora”, no qual passou pelo processo de validação para averiguar sua potencialidade enquanto produto didático. Os resultados da etapa de validação indicaram que a SD possibilitou a promoção da prática educativa ambiental, além de despertar e estimular os educandos a construir um conhecimento crítico e reflexivo. E no tocante de sua avaliação geral os resultados apontaram que a validação realizada com os educadores (Juízes), evidência uma boa aceitação com 97% de aprovação, confirmando que a sequência didática potencializa o processo de ensino aprendizagem e caracteriza-se como um instrumento para a formação de cidadãos com pensar socioambiental, além de difundir o Ensino de Ciências Ambientais e Educação Ambiental, contemplando o objetivo do trabalho.
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