Navegando por Assunto "Mental health"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma análise do caso Ximenes Lopes versus Brasil: o debate sobre políticas públicas, saúde mental e direitos humanos no sistema interamericano de direitos humanos(Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2020-04) ALENCAR, Evandro Luan de Mattos; RAIOL, Raimundo Wilson GamaO presente trabalho trata do caso Ximenes Lopes versus Brasil, no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O problema consiste em responder quais foram as contribuições do caso em comento para o paradigma de direitos humanos, as políticas públicas e a saúde mental no Brasil. O objetivo consiste em analisar a construção jurisprudencial do Caso Ximenes Lopes versus Brasil no referido Sistema e o seu impacto sobre a política de proteção aos direitos humanos decorrente do diálogo entre ordenamentos interno e externo. Para as pretensões deste trabalho, adotou-se a metodologia de pesquisa sóciojurídica, de viés qualitativo, baseada na investigação científica e revisão de literatura especializada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Associação entre saúde mental e hábitos alimentares em indivíduos com Diabetes Tipo 1 durante o distanciamento social pela pandemia de COVID-19 no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-07-02) AINETT, Waléria do Socorro de Oliveira; GOMES, Daniela Lopes; http://lattes.cnpq.br/0014255351015569O distanciamento social foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a estratégia no combate à pandemia do COVID-19, afim de evitar a disseminação da doença, porém essa estratégia provocou uma série de reconfigurações na vida social das pessoas, incluindo pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1). Alterações na saúde mental estão frequentemente associadas ao diabetes, podendo resultar em menor adesão ao tratamento e a piores desfechos relacionados ao manejo da doença. Considerando que o contexto vivido durante o distanciamento social possa afetar a saúde mental e os hábitos alimentares de indivíduos com DM1, o presente estudo objetivou avaliar a associação entre saúde mental e hábitos alimentares de indivíduos com DM1 durante o distanciamento social por COVID-19 no Brasil. Tratou-se de um estudo transversal realizado em julho 2020 por meio de um formulário online. Foram utilizados dados sociodemográficos e econômicos, percepção de saúde mental por meio da Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 do DSM-5 – adulto – adaptada, além de dados sobre hábitos alimentares, por meio do padrão de consumo de frutas, hortaliças, doces, ultraprocessados, hábito de cozinhar, número de refeições diárias, mudança no consumo de alimentos e de água. Os resultados mostraram que os participantes que apresentavam percepção de sintomas de depressão e de ansiedade em graus moderados e graves tiveram associação positiva com o aumento do consumo de alimentos de forma geral, com destaque para doces e alimentos ultraprocessados, como petiscos (salgadinhos e biscoitos), bem como tiveram associação positiva com diminuição do consumo de frutas e diminuição do hábito de cozinhar. Indivíduos com menores percepções de sintomas de depressão e ansiedade apresentaram associação negativa com piores hábitos alimentares. Evidenciou-se que situações de distanciamento social, como a provocada pela pandemia de COVID-19, podem impactar na saúde mental de indivíduos com DM1, desta forma, maiores percepções de sintomas de depressão eansiedade podem provocar alterações no consumo e nas escolhas alimentares, afetando o autocuidado e a adesão à terapia nutricional recomendada para esta população.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O caminho trilhado por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Estado do Pará: construindo itinerários na busca do cuidado(Centro Universitário Presidente Antonio Carlos, 2017-06) CARDOSO, Márcia Roberta de Oliveira; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de; PIANI, Pedro Paulo Freire; MOREIRA, Ana Cleide GuedesEste artigo buscou conhecer e compreender os caminhos percorridos pelos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado do Pará na busca do cuidado. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de cunho discursivo e etnográfico. Participaram do estudo 14 usuários cadastrados no CAPS. As entrevistas foram analisadas de acordo com as categorias que emergiram a partir dos discursos e das produções de sentidos dos entrevistados quanto aos seus itinerários terapêuticos, quais sejam: trajetória assistencial; o acesso aos serviços de saúde; religiosidade e saúde mental; usuários e a busca por cuidado quando estão em sofrimento. Os itinerários terapêuticos escolhidos pelos usuários levaram em consideração aspectos concernentes ao contexto sociocultural no qual estão inseridos, utilizando-se de recursos e estratégias ligadas ao próprio acesso aos serviços de saúde da rede formal, bem como aos recursos pertinentes à religiosidade e aos aspectos relacionados ao apoio da família e dos amigos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A construção do caso em saúde mental como meio de sustentar o discurso do analista na instituição(Círculo Brasileiro de Psicanálise, 2017-07) PENA, Breno FerreiraA proposta deste artigo é demonstrar a possibilidade da presença do discurso do analista na instituição por meio da construção do caso em saúde mental. Para tanto, é preciso envolver toda a equipe e trabalhar a partir de um furo no saber, no qual se procura escutar as especificidades de cada caso e as possibilidades singulares de intervenção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A dança jazz como estratégia de cuidado ao adolescente com Diabetes Mellitus Tipo 1: um relato de caso(Universidade Federal do Pará, 2024-02-26) DOURADO, Julyanna Nazareth da Silva; BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/1927198788019996; https://orcid.org/0000-0003-0978-211XO Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que causa hiperglicemia persistente pela produção inadequada do hormônio insulina ou pela redução na eficácia do seu mecanismo de ação. O Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), anteriormente chamado “diabetes insulinodependente” ou “diabetes de início juvenil”, responde por 5 a 10% dos casos de DM. As complicações da DM1 podem afetar as condições de vida dos adolescentes ao longo dos anos e influenciar sua qualidade de vida. O exercício físico é uma ferramenta terapêutica para o tratamento de pessoas com DM1, podendo melhorar a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico, proporcionando a melhora da qualidade de vida, saúde mental e aptidão física. Dentre as modalidades de exercício físico, a Dança é uma opção, porém pouco estudada no contexto da DM. No presente estudo, relatamos o estudo de caso único, com o objetivo de investigar o potencial da intervenção por Dança Jazz no gerenciamento glicêmico, promoção da saúde mental, melhora da aptidão física e qualidade de vida de uma adolescente, do sexo feminino, de 12 anos, com DM1. O programa de intervenção foi composto por 24 aulas de Jazz, realizadas 2 vezes por semana, com duração de 60 minutos e intensidade moderada (65 a 75% da frequência cardíaca máxima, Polar@). Foram realizadas avaliações pré e pós intervenção (1 dia após a apresentação coreográfica), incluindo avaliação da prática de atividade física usual (Physical Activity Questionnaire for Adolescents PAQ-A), qualidade de vida (Diabetes Quality of Life for Youths - DQOLY), sintomas de ansiedade e depressão (Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form - DASS-21), aptidão física (força muscular de membros inferiores e superiores e medida indireta do condicionamento cardiorrespiratório), e controle glicêmico (glicemia e hemoglobina glicada). A análise textual discursiva também foi empregada para a avaliação da experiência vivida pela adolescente e sua cuidadora (CAAE: 66423922.2.0000.0017/Nº do parecer do CEP: 5.913.924). Os resultados demonstraram redução da Glicemia de Jejum (-16,02%), da HbA1c (-4,00%), da frequência cardíaca pré-teste (-24,21%) e pós-teste (- 9,56%), dos sintomas depressivos e ansiosos (-7,14%), e melhora da qualidade de vida (3,61%). Houve aumento da força muscular de membros superiores (20,00%), tempo de voo, força e potência de membros inferiores (0,27%; 1,62%; 1,70%, respectivamente). Apesar de evidências limitadas sobre o efeito da prática de dança em pessoas com DM, os dados apresentados acima indicam o potencial benéfico do Jazz no cuidado ao adolescente com DM1, assim como o relato da experiência vivida pela adolescente aponta o impacto positivo da intervenção sobre a sua rotina de autocuidado e qualidade de vida percebida. Compreendendo-se as limitações para a extrapolação de nossos resultados para a população adolescente com DM1, sendo necessário que se expanda a pesquisa para a inclusão de maior número de participantes, assim como se amplie a pesquisa sobre as modalidades de dança como parte do tratamento de pessoas com DM, visando quantificar e qualificar com mais precisão as potenciais adaptações e modificações proporcionadas a estas pessoas por meio da dança.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os efeitos agudos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) na cognição e na variabilidade da frequência cardíaca de crianças com ansiedade e depressão(Universidade Federal do Pará, 2022-06-29) SILVA, Luisa Matos da; TORRES NETO, João Bento; http://lattes.cnpq.br/7874863858825807; https://orcid.org/0000-0002-9155-9445A ansiedade e a depressão (AD) são os problemas de saúde mental mais comuns e debilitantes na infância e adolescência. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) vem sendo estudado como um componente de melhoria do controle inibitório, comumente afetado em crianças com AD. O objetivo principal deste estudo foi investigar os efeitos agudos do HIIT sobre a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e sobre o controle inibitório de crianças escolares com AD. Realizamos um ensaio cruzado e randomizado com 71 crianças de 9 a 13 anos, 36 meninas e 35 meninos, onde as crianças realizaram um protocolo de treinamento agudo de HIIT e de alongamento (controle) em dias distintos. Utilizamos a pontuação do questionário RCADS para classificar as crianças para a AD e analisamos essa classificação pela dispersão por quartis (superior e inferior). O controle inibitório foi avaliado pelo teste de Flanker pré e pós exercício e a VFC foi obtida através de cardiofrequencímetro e analisada pelo software Kubios. O efeito do exercício foi analisado usando a estatística de estimativa pareada e ANOVA de medidas repetidas. Nossos resultados demonstram que o HIIT, de forma aguda, produziu efeitos de melhora no controle inibitório em ambos os grupos, como na precisão das respostas de latência incongruente, assim como no custo do conflito; além de melhora na latência congruente para o grupo CAD. Os resultados da VFC demonstram que o HIIT de forma aguda não foi capaz de melhorar a VFC, mas houve um efeito positivo após o alongamento que necessita de maior investigação em trabalhos futuros.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem em saúde mental e psiquiatria: percepção dos alunos da graduação em enfermagem(Universidade Federal do Pará, 2017-03-09) FREITAS, Karina Faine da Silva; OLIVEIRA, Marília de Fátima Vieira de; http://lattes.cnpq.br/7030765721580568; https://orcid.org/0000-0003-4303-9434O estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos alunos da graduação sobre o processo ensino-aprendizagem nas atividades curriculares: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria e Semi-Internato em Enfermagem II, identificando fragilidades no processo de formação. O suporte teórico filosófico apoia-se na concepção pedagógica libertadora de Paulo Freire, bem como, é ancorado em autores e documentos que discutem o tema proposto. Participaram quatorze alunos graduandos que cursaram as atividades curriculares de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria e Semi-Internato em Enfermagem II, ministradas respectivamente no 4° e 9° semestres do Curso de Enfermagem-UFPA, divididos entre duas sessões, a primeira composta por quatro alunos e a segunda sessão composta por dez alunos. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2015, através da técnica de entrevistas grupais, por meio do grupo focal. Os dados obtidos foram analisados seguindo os passos propostos por John W. Creswell (2010), do qual surgiram quatro importantes unidades temáticas: “O olhar crítico-curioso para as aulas de Saúde Mental e Psiquiatria”; “A dimensão Pedagógica”; “Aprendizagem em relação à Saúde Mental e Psiquiatria”; “O estigma em relação ao paciente psiquiátrico”. Os resultados mostraram que os alunos percebem o seu processo de formação e contemplam de forma crítica as maneiras de ensinar em saúde mental e psiquiatria, e reconhecem que o modo como o conteúdo é trabalhado faz diferença no processo ensino-aprendizagem. Infere-se que para os professores ainda é um desafio compreender a ação pedagógica e o papel que assumem nesse processo, reconhecendo as demandas e os requerimentos que determinam o processo de formação, bem como, o respeito à autonomia de seus alunos. Por meio desse estudo percebemos a necessidade de consolidar a formação do enfermeiro na perspectiva do SUS, no sentido de conhecer os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial e os preceitos da Reforma Psiquiátrica. Os resultados apontam a necessidade de superar a formação em saúde mental pontual, pelo contrário, deve-se privilegiar um ambiente acadêmico que favoreça a discussão da temática em todas as atividades curriculares, pois se trata de um tema transversal e transcorre em todo o processo de viver do ser humano. Foi possível compreender que por meio da práxis, do processo de reflexão sobre a ação e a postura crítica que o meio se transforma e as pessoas são transformadas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Estudo longitudinal de duplas mãe-bebê: o sofrimento psíquico na maternidade(Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018-04) LOPES, Ana Beatriz Fernandes; SANTIS, Volanda Gemma Moraes; RABELLO, SilvanaTrata-se de uma pesquisa de orientação psicanalítica no campo da Detecção Precoce de Psicopatologias Graves. Propõe um estudo longitudinal através do acompanhamento de duplas mãe-bebê numa instituição pública especializada nos cuidados à saúde da gestante, visando estudar a construção desse laço primordial e de alguns sinais de sofrimento psíquico nessa configuração. Pretende-se discutir os impasses metodológicos vividos, compartilhar achados e discutir uma concepção de sofrimento psíquico peculiar a essa etapa de vida.Tese Acesso aberto (Open Access) “Eu rezo e tomo meus banhos de ervas” narrativas ribeirinhas de padecimento e cuidado em saúde mental na Ilha do Combu – Belém/ Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-08-28) SANTOS, Cinthia de Castro; BELLOC, Márcio Mariath; http://lattes.cnpq.br/1570092596184654; https://orcid.org/0000-0003-0928-7557Esta tese de doutorado em psicologia parte do interesse em compreender os processos de interação envolvidos nas experiências de padecimento e cuidado em saúde mental, de comunidades ribeirinhas na Ilha do Combu, situada na cidade de Belém do Pará, que constroem o repertório de narrativas dos modelos explicativos de padecimento e cuidado. Quando o padecimento é olhado apenas pelo lado biológico, quando não há o reconhecimento dos significados de forma ampla para o usuário e seus familiares, há uma interferência no reconhecimento de problemas que podem ser perturbadores, mas potencialmente tratáveis no modo de vida do usuário. O padecimento é polissêmico, as experiências são variadas e por isso vale à pena examinar cada um dos sentidos, tanto em uma perspectiva clínica como também antropológica. Assim ,a interpretação do que é o adoecimento também pode contribuir para uma um trabalho mais efetivo de cuidado dentro de uma lógica territorial. Em concordância com os pressupostos da antropologia médica optou-se por usar o termo “padecimento”, pois fazemos referência à compreensão e experiência popular sobre doença e/ou sofrimento, tal qual nos aponta a definição de illness. Outro conceito que também uitlizaremos ao longo do trabalho é o de modelos explicativos, entendidos pelas formas como se entende científica e popularmente um processo de saúde/adoecimento/atenção, incluindo as formas de prevenção, tratamento, controle, alívio ou cura de uma determinada condição. O trabalho dá visibilidade às formas de entendimento, explicação e cuidado das questões relacionadas à saúde mental dessa comunidade, e e pelas narrativas da própria comunidade e da observação participante, busca conhecer como estas compreensões foram construídas. Conhecer o que está posto e adentrar no campo do não posto. Assim, o estudo inicia por uma pergunta: como se dão os processos que decorrem da experiência de padecimento e cuidado em saúde mental destas comunidades ribeirinhas? Reconhecer e permitir a mediação entre os saberes técnicos, populares e tradicionais nos ajuda na compreensão dos itinerários terapêuticos percorridos por uma determinada população. A etnografia que nos convocou a uma imersão no campo da pesquisa, a vivenciar o campo e estar junto aos sujeitos da pesquisa, estabelecer uma relação com os sujeitos para que possibilitássemos o protagonismo destes no processo. Como resultados desse estudo identificamos que os modelos de padecimento e as práticas de autocuidado em saúde mental da comunidade riberinha foram construídos a partir de experiências pessoais e de grupo que foram passados de geração em geração de famílias de origens quilombolas e indigenas, além das praticas biomedicas. Os efeitos de encantamentos também estão presentes e as narrativas são atravessadas pelo saber da instituição psiquiatria, havendo uma dupla possibilidade de explicar o padecimento localizado entre a loucura e misticismo, além de uma altiva influência das religiões neopentecostais nas narrativas de padecimento e autocuidado. Seria uma narrativa que se repete e se reconta sobre a colonização da história de vida das comunidades tradicionais deste território? Propomos com isto uma reflexão sobre a interveniência sobre os modelos explicativos ribeirinhos efetivada tanto pelo modelo biomédico hegemônico quanto por práticas religiosas cristãs neopentecostais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influência de fatores socieconômicos na percepção de níveis de estresse, ansiedade e depressão em atlestas de futebol feminino(Universidade Federal do Pará, 2023-04-20) SOUZA, Edielen de Lima; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868; https://orcid.org/0000-0003-2163-5606O futebol é um dos esportes mais difundidos no mundo. O público feminino está conquistando maior relevância. A saúde mental é uma dimensão integral do bem-estar e desempenho do atleta e não pode ser separada da saúde física. Os acometimentos de estresse, ansiedade e depressão em atletas podem ser graves e incapacitantes. A avaliação e o gerenciamento da saúde mental em atletas devem ser acessíveis para a intervenção precoce e melhora da qualidade do ambiente esportivo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência da idade, escolaridade e atividade remunerada na percepção de níveis de estresse, ansiedade e depressão em atletas de futebol feminino. A coleta de dados ocorreu durante o Campeonato Paraense de Futebol Feminino com 89 atletas. As atletas responderam um questionário sociodemográfico e as versões em língua portuguesa dos seguintes instrumentos: Perceived Stress Scale (PSS), Beck Anxiety Inventory (BAI) e Beck Depression Inventory (BDI). A análise dos dados foi realizada no software GraphPad Prism 9.5.1. Para correlacionar idade, escolaridade e atividade remunerada fora do futebol com níveis de estresse foi empregado o Fisher's exact test. Para correlacionar idade, escolaridade e atividade remunerada fora do futebol com níveis de sintomas de ansiedade e depressão foi realizado o Pearson's test chi-square. O índice de significância empregado foi de p<0,05. Idade e escolaridade não apresentaram correlação com as percepções das variáveis psicológicas analisadas neste estudo. A presença de atividade remunerada fora do futebol apresentou interferência apenas na percepção de sintomas de ansiedade moderada (p= 0,0471). Ao analisar percepções de estresse, ansiedade e depressão em atletas de futebol feminino não há diferença de variabilidade relacionada à idade e escolaridade. A presença de atividade remunerada é um fator que merece atenção por influenciar a percepção de ansiedade moderada em atletas de futebol feminino, apesar de não interferir nas percepções de estresse e depressão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O “pensamento concentrado”: concepções sobre saúde mental e bem viver na pajelança do povo Tembé/Tenetehar(Universidade Federal do Pará, 2024-03-11) MOREIRA JÚNIOR, Carlos Sérgio de Brito; MATOS, Beatriz de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5130782589745088Nesta dissertação propõe-se uma análise do que entendemos por saúde mental a partir da percepção do próprio povo Tembé/Tenetehar, assim como suas imbricações e formas de tratamento destes quadros levadas a cabo pela pajelança e seus muitos especialistas. Para tal, será realizado um levantamento bibliográfico acerca das diversas formas que a saúde mental pode assumir entre os povos indígenas, como suas imbricações com a cosmologia, sonhos e xamanismo, para permitir a comparação com a realidade do povo Tembé/Tenetehar e suas demandas. Ao tentarmos traduzir nosso entendimento do que seria saúde mental para a realidade ameríndia, encontramos diversas barreiras, com diversas tentativas resultando em situações onde as formas do pensamento ocidental se sobrepuseram às formas indígenas de refletir sobre o fenômeno. As sociedades ameríndias percebem o que entendemos por saúde mental a partir de suas próprias ontologias, cosmologias e formas de pensamento. Assim, espera-se contribuir para o conhecimento em saúde mental entre o povo Tembé/Tenetehar e suas demandas de forma que suas reflexões sejam respeitadas e levadas em consideração na análise, abordando as questões relacionadas ao tema sob uma perspectiva antropológica e tentando construir pontes entre as formas indígenas e as concepções médicas ocidentais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representações sociais sobre alcoolismo entre alcoolistas abstêmios em tempos de pandemia(Universidade Federal do Pará, 2022-07-11) RODRIGUES, Diana Madeira; SILVA, Sílvio Éder Dias da; http://lattes.cnpq.br/0084512862619143; https://orcid.org/0000-0003-3848-0348Introdução: A pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-Co-V-2, vem produzindo repercussões em escala global, trazendo tanto impactos biopsicossociais, quanto econômicos, políticos, culturais e históricos, sem precedentes na história recente das epidemias. A população esteve em isolamento e distanciamento social para evitar a contaminação entre seus pares, ocasionando, de certa forma, alteração na saúde física e mental – situação que pode levar uma pessoa ao risco do consumo de bebidas alcoólicas. Os problemas relacionados ao alcoolismo afetam o indivíduo – e a família como um todo –, causando adoecimento psicológico, emocional e espiritual e desagregação no sistema familiar. Assim, para que haja a compreensão das representações sociais relacionadas ao uso de álcool, é necessário remontar os caminhos e os contextos de sua construção social. Objetivo: Compreender as representações sociais sobre o alcoolismo entre alcoolistas abstêmios em tempos de pandemia da COVID-19 em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), em Belém, PA. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, empregando como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), na vertente processual, segundo Serge Moscovici, Denise Jodelet e colaboradores. O cenário da pesquisa se desenvolveu no CAPS AD III Marajoara, distrito do Entroncamento (DAENT), município de Belém, onde participaram usuários alcoolistas abstêmios. Além da aplicação da técnica de saturação teórica de dados, a coleta de dados se deu por meio do perfil sociodemográfico, da análise de pesquisa sobre o alcoolismo, da técnica de livre associação de palavras (TALP) e da entrevista semiestruturada. Para o preparo do material, foi empregado o software ATLAS.ti, versão 22, sendo realizada a análise temática de Braun & Clarck. Posteriormente, após a organização dos dados, seguiu-se com a produção do relatório. Resultados: a partir da análise dos dados obtidos, as unidades de registro convergiram para três categorias: Representações sociais sobre o alcoolismo e seus desafios sociais; Representações sociais dos significados do CAPS AD e suas repercussões para o tratamento; Representações sociais na (re)construção da abstinência alcoólica. Considerações finais: As representações sociais dos alcoolistas possibilitaram conhecer e compreender a verdadeira extensão dos desafios que o cuidar de um usuário alcoolista acarreta no seu cotidiano. Além disso, verificou-se que o CAPS AD oferece um acolhimento significativo na vida dos usuários e familiares, nos diversos níveis de assistência, valorizando o protagonismo do usuário alcoolista, na construção de sua cidadania, integrando ao seu território no qual vive, em uma perspectiva de modo de ser e de viver singular como pessoa – e não como um discriminado pela sociedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saúde mental no cotidiano da formação em enfermagem: modo-de-ser-docente(Universidade Federal do Pará, 2014-03-14) QUEIROZ, Aline Macedo de; OLIVEIRA, Marília de Fátima Vieira de; http://lattes.cnpq.br/7030765721580568; https://orcid.org/0000-0003-4303-9434Pesquisa qualitativa de abordagem Fenomenológica, que utilizou como referencial teórico-metodológico a filosofia de Martin Heidegger expressa em sua obra Ser e Tempo. Estudo realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará no segundo semestre de 2013 e teve como objetivo revelar os sentidos e sentimentos que os docentes enfermeiros do segundo e do terceiro semestres do curso de graduação em enfermagem da UFPA expressam sobre a saúde mental no cotidiano de ser docente. Participaram dessa pesquisa nove enfermeiros docentes das atividades curriculares Introdução a Enfermagem (3) Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (2), Atenção Integral a Saúde do Idoso (2), Processo Educativo I (1) e Exercício Profissional (1). O expresso pelos docentes foi captado por meio da entrevista fenomenológica agendada com cada docente e analisado pela instância ôntica que diz respeito à compreensão vaga e mediana. Cinco Unidades de Significados emergiram: US1 – saúde mental é fenômeno natural que se manifesta na liberdade para o modo de ser e estar com o outro numa relação equilibrada. US2 – a significação da saúde mental como essência das experiências vividas manifestada na possibilidade de acesso às coisas do mundo. US3 – saúde mental revela-se no cotidiano da prática em enfermagem nas diferentes fases da vida numa ocupação simplesmente dada. US4 – saúde mental manifestada no processo de formação como acontecimento secundário. US5 – o modo de ser docente em sua experiência de vida influencia as relações com o outro no processo de formação. O revelado no estudo, por meio do que foi falado, percebido e vivido, expressa que a preocupação com a saúde mental é um acontecimento, no entanto esta não se constitui como possibilidades, ou seja, não há uma ocupação antecipada da saúde mental como conteúdo formal desta ou daquela Atividade Curricular. É possível que o docente em seu modo de ser possa abrir-se ao novo, lançar-se no mundo e promover mudanças no cotidiano da formação de enfermeiros, ocupando-se da saúde mental, pois mesmo sem o conteúdo presente nos planos de ensino há o reconhecimento de sua existência e de sua importância na temporalidade da vida das pessoas.
