Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Mestrado profissional"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mestrado profissional em letras: contribuições à formação docente no discurso dos egressos da Universidade Federal do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-20) SANTOS, Zulema Costa Dos; CAMARGO, Arlete Maria Monte de; http://lattes.cnpq.br/5216050159716561
    O presente estudo procura compreender, a partir da análise do discurso dos egressos, a contribuição do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da Universidade Federal do Pará na formação docente, especialmente no que diz respeito à promoção de autonomia, de qualificação da prática pedagógica e fomento a inovações. Depois da realização de uma revisão sistemática da literatura (RSL), visando mapear o estado atual dos estudos acerca dos mestrados profissionais voltados a professores da educação básica, em especial de Língua Portuguesa, chegou-se a um marco teórico acerca das pós-graduações stricto sensu e as iniciativas de formação continuada para professores de língua materna no Brasil composto por autores como Schäfer e Ostermann (2013), Neres, Nogueira e Brito (2014), Martins e Puggian (2014), Silva e Del Pino (2016), Martins e Ribeiro (2013), Campos e Gueriós (2017) e Cunha e Agranionih (2017). Para as categorias interpretativas estudadas, adotamos Contreras (2002), Franco (2016) e Messina (2001). Godoy (1995) amparou a opção pela abordagem qualitativa e o aporte teórico acerca da Análise do Discurso (AD), especificamente da noção de interdiscurso, derivou dos estudos de Fairclough (2016) Orlandi (2010) e Brandão (2006). Após o estabelecimento da base teórica e metodológica, foram filmadas e transcritas entrevistas realizadas, a partir de questionário semiestruturado, com cinco professores egressos do PROFLETRAS. Seus discursos foram analisados com foco em três categorias interpretativas – autonomia, prática pedagógica, inovação – com o objetivo de avaliar o impacto da formação na qualificação de suas práticas profissionais. O mestrado profissional em Letras - UFPA, provavelmente por algumas peculiaridades, como ser uma formação strictu senso, promover conexão efetiva entre teoria e prática, dar voz aos docentes, fomentar a pesquisa em seus espaços de trabalho, alcançou resultado considerado positivo e contribuiu para uma prática autônoma, reflexiva e inovadora dos cinco egressos entrevistados, ainda que esses não se encontrem livres de todo de certas amarras ideológicas, que incluem a hierarquização do saber e a responsabilização quase exclusiva do docente por sucessos e fracassos educacionais. Por fim, todos revelam se perceberem como professores melhores, mais satisfeitos consigo, mais motivados pela resposta positiva dos alunos às inovações; todos indicam ter adotado a prática de planejar atividades a partir das necessidades dos alunos em detrimento dos materiais pré-concebidos que lhes são impostos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA