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Navegando por Assunto "Microaprendizagem"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Vacinação Segura: desenvolvimento e validação de ambiente virtual para apoiar a prática de profissionais de enfermagem
    (Universidade Federal do Pará, 2025-03-18) SILVA, Lilian Carla Monteiro; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    O objetivo geral deste trabalho foi construir e validar uma tecnologia digital, na forma de uma aplicação web intitulada VacinAÇÃOsegura, sobre vacinas e imunização, destinado a apoiar a prática profissional de enfermeiro(a)s que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS). Para fundamentação teórica-metodológica foram articulados conceitos e princípios sobre vacinas e imunização, Educação Permanente em Saúde e o uso de tecnologias digitais, além de, microaprendizagem como estratégia metodológica para construção do conteúdo. Passou por etapas de planejamento em que foi realizado um levantamento de requisitos por meio de questionário online com enfermeiros(as) sobre a atuação na APS, com vacinas e imunização, e sobre a possibilidade de desenvolver uma ferramenta digital para apoiar a formação continuada destes profissionais neste contexto. Também foi realizada uma revisão de produtos correlatos que apresentam características de ferramentas educacionais, principalmente de tecnologias móveis. A terceira parte da metodologia foi a prototipação inicial, construída na plataforma Figma, uma ferramenta de design online e gratuita. A construção da aplicação web foi realizada na plataforma Visual Studio Code 1.97.2, utilizando a linguagem de programação JavaScript, a linguagem de marcação HTML e a linguagem de estilo CSS, responsável pela definição da aparência e do layout da aplicação web. Foram realizados testes de funcionalidade com a participação de 15 profissionais de enfermagem que trabalham em sala de vacinas no município de Bragança, no Pará. Além disso, na validação de conteúdo da aplicação web, participaram 06 Juízes Especialistas (JE) da área da enfermagem, que avaliaram o VacinAÇÃOsegura por meio de um questionário online, que utilizou como pontuação a Escala de Likert, fundamentada na verificação do Índice de Validação de Conteúdo. Além disso, os JE documentaram por escrito recomendações sobre o funcionamento e a utilização do produto educacional, colaborando para sua revisão e finalização. Os resultados desta pesquisa destacam o potencial de contribuir para a qualificação dos profissionais de enfermagem atuantes na APS, no contexto das Unidades Básicas de Saúde. Por meio da Educação Permanente, esses profissionais podem adquirir maior segurança para implementar estratégias de vacinação e imunização, possibilitando a replicação dessa abordagem em todo o Brasil.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ver-o-autismo: protótipo de aplicativo educacional sobre Transtorno do Espectro do Autismo para estudantes de Psicologia
    (Universidade Federal do Pará, 2024-01-26) SILVA, Rosine Lima; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    O objetivo deste trabalho é desenvolver o Ver-o-autismo, um protótipo de aplicativo móvel para estudantes de psicologia em formação, que realizam estágio clínico curricular ou extracurricular, com o intuito de aprimorar suas habilidades de compreensão e intervenção no contexto do Transtorno do Espectro do Autismo. A fim de alcançar o objetivo definido, o trabalho foi dividido em três fases: 1) Na primeira fase foi realizada uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias móveis como ferramenta de ensino-aprendizagem, o uso da microaprendizagem como proposta metodológica para o desenvolvimento do conteúdo do aplicativo Ver-o-autismo, os principais conceitos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo e a formação do psicólogo no Brasil, nesse contexto; 2) Em seguida foi delimitado o percurso metodológico para a construção do aplicativo, incluindo o desenvolvimento do microconteúdo, baseado nas pistas descritas por Buchem e Hamelmann (2010), a prototipação foi realizada na plataforma Figma e o desenvolvimento da ferramenta, realizada na plataforma Android Studio versão Flamingo 2022.2.1.20, em linguagem Java mais HyperText Markup Language (HTML). Foram realizados dois levantamentos de requisitos, através de formulário do Google Forms, a fim de mapear os conteúdos de interesse do público e uma revisão de produtos correlatos no Google Play Store com objetivo de avaliar funcionalidades de outras aplicações existentes sobre o tema; 3) Na última fase foram descritos os resultados alcançados e sua análise, apresentando o produto e suas principais telas, além de sua avaliação por seis juízes, realizada com base na escala Learning Object Review Instrument (LORI) criada e validada por Nesbit, Belfer e Leacock (2009). Os juízes foram selecionados em dois grupos específicos, supervisores de estágio e estudantes de psicologia e os resultados da avaliação demonstram que o aplicativo Ver-o-autismo tem potencialidade para atender o objetivo proposto. Na revisão de produtos correlatos, não foram encontrados outros aplicativos que tenham objetivos semelhantes ao desenvolvido neste trabalho. Isso reforça o ineditismo do aplicativo Ver-o-autismo e seu potencial para inovação no Ensino Superior. As limitações identificadas estão relacionadas à escassez de conteúdo direcionado para o diagnóstico e intervenção em adultos e idosos. Na perspectiva apresentada, acredita-se que o Ver-o-autismo possui potencial formativo e oferece contribuições significativas para a formação de psicólogos interessados em trabalhar com pessoas com autismo. Dessa forma, oferece uma oportunidade para uma atuação mais comprometida e qualificada nesse campo.
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