Navegando por Assunto "Mobile application"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) EDUCAHIV: avaliação da usabilidade de aplicativo móvel para a prevenção e controle do HIV/AIDS(Universidade Federal do Pará, 2023-11-09) BARROS, Kely da Silva; RAMOS, Aline Maria Pereira Cruz; https://lattes.cnpq.br/5659071119788962; https://orcid.org/0000-0001-8812-2923Introdução: Visando o alcance da meta 95-95-95 preconizada pela Organização das Nações Unidas para acabar com a AIDS até 2030, o uso de aplicativos móveis para saúde, chamados também mHealth (saúde móvel) tem se tornado um equipamento tecnológico muito útil no enfrentamento da epidemia do vírus HIV, por ser uma ferramenta universal e de fácil acesso. Foi constatado que os aplicativos baseados em Protocolos do Ministérios da Saúde estão disponíveis de forma fragmentada e que não existe um que agregue todas as informações necessárias e direcionado para enfermeiros, dificultando sua prática clínica diária que costuma atender diversas demandas. Objetivo: Avaliar a usabilidade do aplicativo móvel “EducaHIV. Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa metodológica, com a realização da avaliação de usabilidade com enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde do Distrito Administrativo do Guamá município de Belém. O instrumento utilizado para avaliação da usabilidade do aplicativo foi o questionário SURE (Smartphone Usability questionnaiRE) que utiliza uma escala com resposta do tipo Likert de 4 pontos e que também possui sua própria escala de resultado para avaliar a usabilidade, além disso foi realizado o cálculo do Indice de Validade de Conteúdo-IVC, o IVC de itens individuais e o S-CVI/AVE que é a média dos I- CVI. Resultados: Participaram da pesquisa 17 enfermeiros que realizaram o uso do aplicativo com tempo médio de 20 minutos utilizando smartphones ou tablet e, que após o seu uso, responderam o questionário SURE impresso com duração média de 10 minutos. A coleta de dados ocorreu em uma abordagem única em outubro de 2023. A análise dos dados mostrou que 94% dos enfermeiros obtiveram nível 80 de usabilidade na escala do SURE, assegurando que o aplicativo foi útil e ainda obteve um IVC de 0,92 e o S-CVI/AVE de 0,91. Sobre as considerações relatadas no questionário, a mais frequente foi a necessidade do aplicativo realizar o zoom para melhorar a visualização do conteúdo e a inserção de informações sobre interações medicamentosas dos antirretrovirais e demais medicamentos. Conclusão: Diante dos resultados satisfatórios, conclui-se que o aplicativo EducaHIV possui um nível de usabilidade elevada e bom índice de concordância, que reflete na qualidade do aplicativo e na satisfação do usuário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) GAIN: um guia para avaliação da interface de aplicativos para atividades físicas(Universidade Federal do Pará, 2023-01-19) FERREIRA, Josué Viana; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Durante o período da pandemia da COVID-19, diversos personal trainers indicaram aplicativos aos seus alunos para que pudessem realizar atividades físicas em suas casas. No entanto, interfaces mal projetadas podem fazer com que os usuários não executem seus treinos de forma adequada. Este artigo apresenta um guia que disponibiliza um conjunto de recomendações para que o personal trainer possa avaliar se um aplicativo é adequado para auxiliar nos treinos de seus alunos. Inicialmente, selecionaram-se métodos de avaliação de usabilidade que foram aplicados a fim de identificar critérios de usabilidade que foram a base para as recomendações do guia. Posteriormente, identificou-se a persona do personal trainer e realizou-se a avaliação do guia a partir da análise SWOT. O resultado foi a identificação de 10 (dez) recomendações que podem ser usadas tanto para os usuários avaliarem seus aplicativos quanto para os projetistas de interface desenvolverem ferramentas que atendam às particularidades dessa categoria de software.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ver-o-autismo: protótipo de aplicativo educacional sobre Transtorno do Espectro do Autismo para estudantes de Psicologia(Universidade Federal do Pará, 2024-01-26) SILVA, Rosine Lima; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O objetivo deste trabalho é desenvolver o Ver-o-autismo, um protótipo de aplicativo móvel para estudantes de psicologia em formação, que realizam estágio clínico curricular ou extracurricular, com o intuito de aprimorar suas habilidades de compreensão e intervenção no contexto do Transtorno do Espectro do Autismo. A fim de alcançar o objetivo definido, o trabalho foi dividido em três fases: 1) Na primeira fase foi realizada uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias móveis como ferramenta de ensino-aprendizagem, o uso da microaprendizagem como proposta metodológica para o desenvolvimento do conteúdo do aplicativo Ver-o-autismo, os principais conceitos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo e a formação do psicólogo no Brasil, nesse contexto; 2) Em seguida foi delimitado o percurso metodológico para a construção do aplicativo, incluindo o desenvolvimento do microconteúdo, baseado nas pistas descritas por Buchem e Hamelmann (2010), a prototipação foi realizada na plataforma Figma e o desenvolvimento da ferramenta, realizada na plataforma Android Studio versão Flamingo 2022.2.1.20, em linguagem Java mais HyperText Markup Language (HTML). Foram realizados dois levantamentos de requisitos, através de formulário do Google Forms, a fim de mapear os conteúdos de interesse do público e uma revisão de produtos correlatos no Google Play Store com objetivo de avaliar funcionalidades de outras aplicações existentes sobre o tema; 3) Na última fase foram descritos os resultados alcançados e sua análise, apresentando o produto e suas principais telas, além de sua avaliação por seis juízes, realizada com base na escala Learning Object Review Instrument (LORI) criada e validada por Nesbit, Belfer e Leacock (2009). Os juízes foram selecionados em dois grupos específicos, supervisores de estágio e estudantes de psicologia e os resultados da avaliação demonstram que o aplicativo Ver-o-autismo tem potencialidade para atender o objetivo proposto. Na revisão de produtos correlatos, não foram encontrados outros aplicativos que tenham objetivos semelhantes ao desenvolvido neste trabalho. Isso reforça o ineditismo do aplicativo Ver-o-autismo e seu potencial para inovação no Ensino Superior. As limitações identificadas estão relacionadas à escassez de conteúdo direcionado para o diagnóstico e intervenção em adultos e idosos. Na perspectiva apresentada, acredita-se que o Ver-o-autismo possui potencial formativo e oferece contribuições significativas para a formação de psicólogos interessados em trabalhar com pessoas com autismo. Dessa forma, oferece uma oportunidade para uma atuação mais comprometida e qualificada nesse campo.
