Navegando por Assunto "Modelo de velocidade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Migração Kirchhoff pré-empilhamento em profundidade usando aproximação paraxial do tempo de trânsito(Universidade Federal do Pará, 2014-08-28) CUNHA, Antonio Rizimar de Andrade; CRUZ, João Carlos Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8498743497664023Para obter-se imagens mais realísticas possíveis da subsuperfície, necessita-se de técnicas eficientes de avaliar o campo de onda. A literatura geofísica apresenta vários métodos baseados na solução numérica da equação da onda sísmica. Dentre às várias técnicas de imageamento sísmico, a Migração Kirchhoff Pré-Empilhamento em Profundidade continua sendo largamente utilizada devido a sua praticidade no tratamento de dados organizados em diversas configurações sísmica e na solução de problemas relacionados a imagens. Devido a isto, buscase criar alternativas mais eficientes para o cálculo dos parâmetros envolvidos nos processos de migração. Considera-se como ponto crítico o cálculo dos tempos de trânsito, fundamentais na focalização das amplitudes em seus respectivos pontos em profundidade. O método baseia-se na Teoria Paraxial do Raio utilizando o método Runge-Kutta de Quarta Ordem. A extrapolação paraxial dos tempos de trânsito pertence ao sistema de traçamento dinâmico de raios onde, através deste, é possível determinar informações em regiões complexas do meio geológico que, comumente, causam o aparecimento de zonas de sombras. A aplicação desta técnica exige quantidades previamente dispostas em um raio central de referência que é obtido pelo traçamento cinemático de raios. È necessário um macro modelo de velocidade do meio para o cálculo dos tempos de trânsito. Para este fim utilizamos modelos exatos de velocidades determinados a partir do software MATLAB. Para efeito de comparação, consideramos duas maneiras distintas de calcular as tabelas dos tempos de trânsito: A primeira foi realizada por meio da rotina RAYT2D do pacote SEISMIC UNIX (SU) que é considerado um método robusto de avaliação; na segunda, utilizou-se o Método Paraxial05. A realização da migração em profundidade requer como dados de entradas o dado sísmico e as tabelas dos tempos de trânsito. As imagens obtidas foram determinadas com um algoritmo escrito em SHELL e uma terceira imagem foi obtida por meio da subtração entre os resultados iniciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) NIP-tomografia usando método CRS e dados sísmicos marinhos(Universidade Federal do Pará, 2013) AFONSO, João Batista Rodrigues; LEITE, Lourenildo Williame Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8588738536047617Este trabalho constou da aplicação das técnicas de processamento, inversão e imageamento em profundidade de dado sintético Marmousoft e do real Jequitinhonha obtido na plataforma continental oriental atlântica brasileira do Estado da Bahia. Foram aplicados os métodos de empilhamento NMO convencional e CRS, e a técnica de inversão NIP-tomográfica aos dadoscitados. Com o empilhamento NMO foram obtidos os mapas de distribuição de velocidades RMS e intervalar através da análise de velocidade no mapa de coerência semblance. Com os resultados obtidos do empilhamento CRS de ambos os dados foi realizada a marcação dos eventos de reflexão para a obtenção dos parâmetros do campo de onda, através de análise de medida de coerência nos dados sísmicos de multicobertura, que serviram de entrada para a inversão NIP-tomográfica para se obter um modelo suavizado de velocidade. Posteriormente foi obtido uma seção migrada em profundidade pelo método Kirchhoff. Os resultados aqui apresentados foram utilizados para analizar criticamente as técnicas estudadas, comparando o empilhamento CRS com o empilhamento NMO convencional. Além disso, avaliar a evolução da qualidade visual das seções resultantes CRS e NMO através da continuidade dos eventos traço-a-traço e da relação sinal/ruído, analisar diferenças e melhoras no modelo de velocidade obtido pela NIP-tomografia A migração Kirchhoff em profundidade pré-empilhamento foi aplicada para realizar interpretações geológicas e promover melhores condições de processamento e imageamento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Regularização em estereotomografia(Universidade Federal do Pará, 2009) MELO, Luiz André Veloso; COSTA, Jessé Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7294174204296739A obtenção de um modelo de velocidade é uma parte essencial do imageamento de estruturas complexas. Em um ambiente complexo, métodos convencionais não alcançam resultados satisfatórios. A estereotomografis é uma ferramenta efetiva para a melhora da estimativa da velocidade. Este método usa componentes de vagarosidade e tempo de trânsito selecionados nos eventos de reflexão ou difração na construção do modelo de velocidade. Por outro lado, devido as informações dos dados não serem completas é necessário informações adicionais para assegurar a estabilidade da inversão. Um vínculo natural da tomografia é o modelo de velocidade suave. Este estudo propõe avaliar os reguladores de suavização para a estereotomografia os quais requerem a o cálculo das derivadas parciais do modelo de velocidade em relação as coordenadas espaciais. Um dos reguladores avaliados é um novo tipo de vínculo de suavização baseado no ângulo de reflexão. Eu avaliei os resultados com ajustes dos dados, modelos de velocidade resultantes e recuperação dos pontos espalhadores após a inversão nos dados sintéticos. Nos testes numéricos, o novo vínculo conduz a modelos geologicamente consistentes.
