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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos motivacionais de aprendentes de Língua inglesa: um estudo de caso sob a perspectiva sociodinâmica
    (Universidade Federal do Pará, 2020-07-13) CARVALHO, Luiza Moreno; MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312
    Os estudos no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas apontam a motivação como um fator importante para o sucesso na aprendizagem, pois se constitui a força que impulsiona o aprendente durante o longo processo que é aprender uma língua. Cada vez mais tem-se caracterizado a motivação como um fenômeno dinâmico e complexo, o qual envolve, entre outros aspectos, a visão que o indivíduo constrói de si mesmo como aprendente e como falante da língua alvo. Diante disso, esta pesquisa visa investigar a relação entre a visão que o aprendente de língua adicional tem de si e da influência de agentes motivacionais na emergência dos eus possíveis em seu sistema motivacional autoidentitário. Para tal, lançamos mão dos pressupostos teóricos da fase sociodinâmica dos estudos motivacionais, como, a visão relacional da motivação (USHIODA, 2009), o Sistema Motivacional Autoidentitário (DÖRNYEI, 2009) e motivação como um sistema adaptativo complexo (HENRY, 2015). As teorias da fase sociodinâmica oferecem uma nova perspectiva de investigação e análise da motivação numa visão sistêmica, que enfatiza o seu caráter multifacetado. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho interpretativista e longitudinal na forma de um estudo de caso, o qual teve como participantes dez alunas do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Turismo, do campus de Belém, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A constituição dos dados foi feita por meio de narrativas de aprendizagem, questionários, abertos e fechados, e entrevistas. Cada instrumento de pesquisa constituiu uma fase deste estudo realizado ao longo de oito meses. Os resultados evidenciam as influências de quatro grupos de agentes motivacionais (professores, família, amigos e colegas de turma) nas dinâmicas dos eus possíveis das aprendentes. Entre os processos dinâmicos observados estão as mudanças na elaboração e enriquecimento da imagem vívida do eu ideal, bem como sua disponibilidade e acessibilidade; e as mudanças pela interação com outros autoconceitos. Entre os principais subprocessos observados estão a comparação social com as características dos agentes que o aprendente gostaria de ter, a autopercepção das participantes, a autoavaliação e a reinterpretação/ressignificação das experiências de aprendizagem. Os agentes atuaram ora provocando alterações no eu ideal das aprendentes ou ativando-o, ora trazendo à tona as responsabilidades e compromissos do eu que outras pessoas acham que eles devem ser.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento profissional docente de mestrandos em perspectivas do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA
    (Universidade Federal do Pará, 2019-03-07) ROCHA, Carlos José Trindade da; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806
    Nesta pesquisa, buscamos investigar o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em perspectiva do ensino por investigação de professores mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) que realizaram pesquisas no Clube de Ciências Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz, da UFPA/Campus Castanhal. Para isso, objetivamos analisar suas experiências formativas com associação as suas mediações com seus objetos de pesquisas. Metodologicamente, com abordagem qualitativa e características de pesquisa participante, buscamos responder de que forma, a partir da construção de pesquisa em perspectiva do ensino por investigação, verifica-se aspectos de protagonismo, reflexões e intervenções para o DPD. O campo empírico, caracterizado pelas comunidades de práticas foram o PPGECM/UFPA e o Clube de Ciências Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz, tendo dois professores mestrandos (PMe1 e PMe2) selecionados para investigação. Para a constituição das informações, foram utilizadas a observação participante, questionário, entrevista e checklist. Nesse contexto, exploramos aportes teóricos sobre formação de professores e DPD em Vaillant e Marcelo (2012), construindo uma topografia socioepistêmica, baseada em Fleck (1994), sobre o ensino por investigação, no período dos séculos XX e XXI no Brasil, tendo como base de sustentação da tese a Teoria da Atividade, concebida por Leontiev (2004) e Engeström (2001). Das análises do conteúdo, emergiram cinco categorias e treze subcategorias de análises, nas quais evidenciamos um DPD com aprendizagens significativas ocorrido pelo engajamento dos professores mestrandos, marcados por fatores motivacionais, intervenções como sujeitos investigativos e do óbice e parcimônia durante o processo de construção de pesquisas, com reflexões e intervenção da realidade, concebendo o PPGECM e Clube de Ciências como comunidades de práticas investigativas e de autoformação, articulada com o processo de formação do Fazer e Ser investigativo. As dificuldades, necessidades e perspectivas futuras dos PMe1 e PMe2, que buscaram DPD através da maestria, podem ser qualificadas no processo de transformação docente de professores especialistas adaptativos, referida a necessidade de disposição para mudar suas aprendizagens, com programação de ações investigativas, maior reforço de apoio à escrita científica e à disseminação de resultados que venham à tona oportunidades de viver, por dentro, a experiência acadêmica vivenciadas na construção de pesquisa aprofundadas e articuladas entre ensino por investigação e as práticas profissionais, provocadas pelo desejo de se desenvolver com profissionalização, profissionalidade e profissionalismo.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A motivação como produção de sentidos subjetivos: pedagogia de projetos no ensino e aprendizagem de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2017-04-25) CASANOVA, Marcello Paul; ALVES, José Moysés; http://lattes.cnpq.br/6500775506186127; https://orcid.org/ 0000-0003-1307-1249
    A motivação para aprender é uma preocupação permanente de educadores e pesquisadores. Entre as abordagens de ensino pensadas para motivar os alunos destaca-se a Pedagogia de Projetos, que valoriza o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Apesar da importância atribuída à motivação, nem sempre as pesquisas realizadas explicitam um referencial teórico-metodológico para tratar do assunto. Muitas vezes, a motivação é pensada como resultante direta das atividades planejadas pelo professor e os fatores cognitivos e afetivos, envolvidos no processo, são compreendidos de forma dicotômica. Defendo a tese de que a Teoria da Subjetividade de González Rey amplia nossa compreensão sobre a motivação para ensinar e aprender Ciências no contexto da Pedagogia de Projetos, ao possibilitar a interpretação de configurações de sentidos subjetivos complexos, singulares e que emergem em diferentes contextos. Para dar suporte a esta afirmação, realizei dois estudos sobre a motivação para ensinar e aprender, a partir desse enfoque teórico-metodológico, com o objetivo de compreender as configurações de sentidos subjetivos dos sujeitos em relação ao ensino ou a aprendizagem com projetos. No primeiro, analisei os sentidos subjetivos de uma professora de Ciências para trabalhar com projetos. No segundo, analisei os sentidos subjetivos de um grupo de estudantes, envolvidos em um projeto de com teatro na escola. As informações foram construídas por meio de complementos de frases, redações, observações e conversas informais. Os sentidos subjetivos foram interpretados a partir de indicadores construídos na pesquisa, constituindo estudos de caso dos participantes. Tanto no estudo com a professora, quanto no estudo com os estudantes, compreendi a motivação dos sujeitos como resultante de configurações de sentidos subjetivos complexos e singulares, que não dependem apenas da situação atual, mas levam em conta suas experiências passadas e interações com outras pessoas, em outros contextos. Estes resultados sustentam a tese de que a Teoria da Subjetividade traz uma contribuição importante sobre a compreensão da motivação para ensinar e aprender Ciências no contexto da Pedagogia de Projetos, com implicações importantes para a pesquisa na área, para o ensino e para a formação de professores.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Motivação e engajamento no trabalho: uma pesquisa com servidores da educação superior
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-11) RODRIGUES, Rômulo Augusto Parente; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479
    A motivação é um construto estudado há décadas, sendo caracterizada como uma força motriz que energiza o indivíduo para que ele empenhe esforços pessoais para a realização de algo. Já o engajamento no trabalho diz respeito à imersão do trabalhador em seu papel organizacional quando ele se expressa de maneira física, cognitiva e emocional ao longo de sua atividade laboral. Assim, a motivação e o engajamento no trabalho destacam-se para o desempenho organizacional e considerando esse aspecto o objetivo desta pesquisa é analisar a motivação e o engajamento no trabalho entre servidores públicos da educação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do estado do Pará e identificar a inter-relação entre os construtos. Para isso, foram utilizadas a escala Work Preference Inventory (WPI) para aferir a motivação e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) para medir o engajamento no trabalho. O método na forma de survey com tratamento de dados quantitativos utilizou a Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado por meio da plataforma digital SurveyMonkey®. Os resultados permitiram confirmar as hipóteses do estudo e revelaram tanto a influência da motivação extrínseca na motivação intrínseca quanto da motivação extrínseca e intrínseca no engajamento no trabalho, mostrando que trabalhadores motivados, tanto por razões internas quanto externas, são mais engajados em suas atividades laborais e que estratégias organizacionais que fomentem a motivação nos servidores são benéficas tanto a nível individual quanto organizacional.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-02) SANTOS, Priscilany Cavalcante dos; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700X
    O objetivo desta pesquisa é compreender como se configura subjetivamente a aprendizagem compreensiva e/ou criativa de química, no contexto de práticas investigativas. A construção do modelo teórico da pesquisa baseou-se nos princípios da Epistemologia Qualitativa, propostos por González Rey (2005). Tais princípios dizem respeito a processos de produção de conhecimento, destacando o caráter construtivo-interpretativo, o caráter interativo (diálogo) e a singularidade. Para a construção das informações, foram utilizados instrumentos como conversas informais, entrevista, vídeos e imagens de ações escolares, registros escritos e técnica de completar frases, tomando como base as hipóteses elaboradas no curso da pesquisa. O estudo de caso de Max e a análise da prática pedagógica possibilitaram elaborar princípios com o intuito de contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Tais princípios incluem a curiosidade como fio condutor para incentivar a imaginação, a prática investigativa como promotora da imaginação e a criação de estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem em química. Além disso, a construção de uma prática pedagógica que favoreça a aprendizagem inclui espaços de diálogos, relações de parcerias e produção de conhecimento que permitam entender as motivações do estudante no contexto da aprendizagem como produção subjetiva.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no nordeste paraense: as motivações dos participantes em Tomé-Açu
    (Universidade Federal do Pará, 2022-01-25) MORAES, Lucas Gabriel da Silva; SCHMITZ, Heribert; http://lattes.cnpq.br/2294519993210835
    O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é uma das principais ações coletivas organizadas em prol da luta por melhores condições de vida e trabalho no campo. No Nordeste paraense, a luta por direitos desta categoria teve início nos meados da década de 1950, com a criação das primeiras organizações de camponeses na região e, mais tarde, com a institucionalização da luta em 1962. Parte das demandas dos trabalhadores rurais eram direitos que os trabalhadores urbanos já tinham, fossem eles: saúde, previdência social, leis trabalhistas e salários dignos, além da reivindicação principal, a reforma agrária. Estes e outros objetivos guiaram as ações coletivas no âmbito do MSTTR que, por sua vez, constituíram a atual estrutura de representação dos trabalhadores rurais. Em Tomé-Açu, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) foi, durante pelo menos 35 anos, a única organização que defendia a categoria e representava seus interesses. Essa realidade sofreu mudanças a partir de 2006, com a criação do Sindicato de Agricultores e Agricultoras Familiares de Tomé-Açu (SINTRAF) e do Sindicato de Empregados e Empregadas Rurais de Tomé-Açu (SINDTER), em 2016, alterando as dinâmicas de participação, de afiliação e de realização de ações coletivas no âmbito do MSTTR. Com relação à estas dinâmicas, a literatura dos movimentos sociais tem demonstrado que a ação coletiva não é um empreendimento de fácil realização e pode depender de uma série de fatores para se concretizar, como, por exemplo, as motivações. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de identificar as motivações da participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no MSTTR, mais especificamente, no STTR de Tomé-Açu, Nordeste paraense, tratando de analisar sua trajetória e os desafios atuais que se impõem à ação coletiva. A metodologia utilizada partiu de uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de análise de conteúdo. Durante a coleta de dados foram realizadas 34 entrevistas com dirigentes sindicais e trabalhadores rurais sócios e não sócios que participam de algum dos três sindicatos rurais de Tomé-Açu. Os resultados do estudo demonstraram duas bases de motivações, sendo uma delas material, ligada aos serviços e benefícios do sindicato, com a aposentadoria rural sendo a principal delas; e a outra imaterial, com a representatividade sindical em destaque. Entre os não-sócios, a terra foi a motivação central, exemplificada no caso da ação coletiva realizada no acampamento Mancha Negra. No processo de mobilização de novos sócios, o papel das lideranças se mostrou fundamental, tanto dentro do próprio sindicato, através da figura da presidente, quanto no contexto local, através da ação dos delegados sindicais. Quanto aos desafios atuais, foram identificados sinais de uma crise no STTR, que se dá no âmbito das ações coletivas e que reflete os problemas que ocorrem na administração da organização sindical, com a manutenção do poder nas mãos de um mesmo grupo por muitos anos, a priorização do utilitarismo no sindicato e a falta de novas lideranças que possam iniciar uma renovação à atual gestão.
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