Navegando por Assunto "Museu Paraense Emílio Goeldi"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Análise de assunto no contexto museológico: aplicação do protocolo verbal individual nos museus da UFPA e MPEG(Universidade Federal do Pará, 2022-02-24) CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Discorre sobre a análise de assunto como forma de representar a essência de um documento tornando possível a sua recuperação dentro de um sistema, consistindo na primeira e mais importante etapa do processo de Indexação. Observa-se, no entanto, uma carência de metodologias na literatura da área da Museologia para a prática da análise de assunto no contexto dos museus, aspecto que influi na recuperação adequada da informação nesses espaços. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é mapear como ocorre os processos de análise de assunto na catalogação dos objetos museológicos, visando aperfeiçoar as estratégias de disseminação e recuperação da informação nos museus. Como objetivos específicos possui: a) Realizar estudo teórico sobre a representação da informação nos museus; b) Realizar estudo teórico sobre a análise de assunto na indexação e verificar quais os subsídios para indexação nos museus; c) Identificar se o processo de análise de assunto na indexação ocorre na prática da catalogação dos objetos museológicos, por meio da aplicação do Protocolo Verbal Individual. Para atingir esses objetivos emprega uma pesquisa de cunho exploratório com análise qualitativa dos dados coletados com uso da técnica do Protocolo Verbal Individual aplicado em nove profissionais de duas instituições que possuem grande atuação no contexto amazônico, a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Como resultado, foi possível identificar que o profissional de museu desconhece o processo de análise de assunto, o que acarreta em inconsistências na recuperação da informação pelo usuário. Nesse contexto, apresentam-se sugestões para um modelo de leitura documentária para auxiliar os profissionais no processo de análise de assunto no contexto museológico. Conclui que a análise de assunto, enquanto primeira etapa para a indexação, precisa ser bem delineada mediante a elaboração de normas e diretrizes que precisam considerar as necessidades de informação da comunidade de usuários que utilizam a instituição museológica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Boletins do Museu Paraense Emílio Goeldi: institucionalização e comunicação científica na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2018-03-23) ONO, Elaynia Cristina Vicente; FREITAS, Guaciara Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/8765902485221030A presente dissertação objetiva entender a relação entre os Boletins do Museu Paraense Emílio Goeldi, concebido como elemento da comunicação científica, e o processo de institucionalização da ciência na Amazônia, mais precisamente na cidade de Belém. Este periódico atualmente é desmembrado em duas revistas, com escopos em áreas distintas: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas (ISSN 1981-8122) e Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais (ISSN 1981-8114). Esta é uma pesquisa documental, com abordagem de análise mista e exploratória de conteúdo, baseada no período de 1894 a 2015. Buscou-se conceber a dimensão na qual estes periódicos estão inseridos enquanto empreendimento humano e comunicacional, atravessados pelos processos dinâmicos que constituem uma cultura científica, a fim de compreender também os processos particulares segundo os quais a ciência local se solidificou. Para estabelecer essa relação, foi necessário estudar o cenário onde os Boletins se consolidaram, observando quais os atores envolvidos e as influências internas e externas ao Museu Paraense Emílio Goeldi que interviram direta e indiretamente na produção deles, possibilitando visualizar os contextos em que o movimento de institucionalização da comunicação científica foi se configurando. Dessa forma, foi possível perceber elementos que permitiram a criação de marcadores como parâmetros para a análise das fases temporais pelas quais esta histórica revista passou. Foram considerados como marcadores: I) gestão e administração da instituição; II) condições financeiras; III) contextos socioeconômicos e políticos; IV) disciplinarização ou sistematização do conhecimento; V) produção gráfica/editorial ;VI) periodicidade e circulação. Assim, em uma análise final, foi possível delinear os caminhos trilhados pela ciência local em sua consolidação e o papel da comunicação científica como alicerce deste processo.Tese Acesso aberto (Open Access) A epistemologia da educação museal na Amazônia paraense: um estudo sobre o programa o Museu Goeldi de portas abertas(Universidade Federal do Pará, 2019-06-03) QUADROS, Helena do Socorro Alves; PAIXÃO, Carlos Jorge; http://lattes.cnpq.br/5926523492011056; https://orcid.org/0000-0002-4528-9907A Tese de Doutorado A Epistemologia da Educação Museal na Amazônia Paraense: um estudo sobre o Museu Goeldi de Portas Abertas faz parte da linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, do Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Pará – UFPa. O objeto de estudo é o Programa Institucional O Museu Goeldi de Portas Abertas, gerenciado pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi, que vem historicamente constituindo-se em um elo entre a Comunidade Científica e a Sociedade. A problemática desta tese vem da seguinte questão: até que ponto o Programa Institucional O Museu Goeldi de Portas Abertas proporciona um ambiente pedagógico de socialização do conhecimento científico por meio de vários empreendimentos da ciência formal (áreas científicas), desenvolvidos no MPEG de forma a contribuir para a construção do campo epistemológico da Educação Museal? O objetivo geral da Tese é analisar, para explicitar, as questões ligadas à cultura científica que perpassam o programa Museu Goeldi de Portas Abertas, no sentido da composição do campo da Epistemologia da Educação Museal. A trilha seguida pela pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa da Educação, com procedimentos de coleta de dados a partir das referências da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e do levantamento de campo. A investigação ocorreu em duas fases: na primeira, foram aplicados em 2016 questionários e os sujeitos pesquisados foram os mediadores do Programa: pesquisadores, tecnologistas, educadores e estagiários do Museu Goeldi; os professores e estudantes das redes públicas e particulares da cidade de Belém e conselheiros do Programa Ponto de Memória do bairro da Terra Firme. Na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três sujeitos selecionados, devido às suas atuações no Programa: uma pesquisadora do Museu Goeldi; uma representante dos monitores/mediadores e; uma representante da comunidade do bairro da Terra Firme. O texto foi distribuído em cinco capítulos, abordando os temas principais do objeto de estudo. A análise dos resultados obtidos nesta investigação confirma a tese de que o Museu Goeldi de Portas Abertas contribui efetivamente para a composição do campo Epistemológico da Educação Museal na Amazônia Paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Objetos entre contextos e significados: as coleções etnográficas do Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1894 e 1905(Universidade Federal do Pará, 2021-07-30) COELHO, Matheus Camilo; SANJAD, Nelson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9110037947248805; https://orcid.org/0000-0002-6372-1185A presente pesquisa investiga o processo de musealização de quatro coleções etnográficas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), denominadas Lauro Sodré (1897), Henri Coudreau (1898), Frei Gil Vilanova (1902) e Theodor Koch-Grünberg (1905). Não apenas centrada no protagonismo do coletor/colecionador e compreendendo o colecionamento como uma prática polissêmica, a pesquisa considera o contexto social e político, os interesses dos museus, a agenda científica da época, a trajetória e as concepções das comunidades produtoras e dos colecionadores, as redes de colaboração e circulação de objetos na região amazônica. As quatro coleções possuem relevância para a Reserva Técnica Curt Nimuendajú do MPEG em razão de terem sido adquiridas durante um período de reestruturação e reorganização da instituição, e também, de certa forma, por representarem três contextos diferentes de coleta de artefatos indígenas na Amazônia do final do século XIX e início do XX, protagonizados por um explorador francês, um missionário dominicano e um etnólogo alemão. O estudo dessas coleções certamente permite analisar como diferentes contextos políticos, sociais e culturais, incluindo princípios religiosos, filosóficos, científicos e as relações entre povos indígenas e coletores, atuaram na seleção (e rejeição) dos objetos que compõem as aludidas coleções.
