Navegando por Assunto "Museum"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma construção de conhecimento histórico e educação com o patrimônio material no Museu Memorial da Balaiada(Universidade Federal do Pará, 2020-09-25) DUARTE, Rosângela de Oliveira; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho estuda as possibilidades de usos dos objetos musealizados e do patrimônio edificado, as ruínas de um forte do século XIX, esculturas e monumento a D. de Caxias do Museu Memorial da Balaiada, em Caxias MA, como recursos didáticos nas aulas de História para a construção de saberes históricos com base na associação do ensino à pesquisa com fontes documentais. O museu é compreendido, nesta dissertação, como espaço de produção de conhecimento, representação e silenciamento de memórias. O objetivo foi analisar as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 3° Ano do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, sediado em Timon MA, com base em uma aula visita ao Museu Memorial da Balaiada. Com base na oficina de preparação dos alunos para a aula visita, da visitação e dos conhecimentos prévios dos alunos, discutiram-se noções sobre memória, história, patrimônio e museu, buscando fazer com que os alunos vissem os objetos como documento de investigação histórica e o museu como espaço de disputas de memórias. Como resultado da pesquisa, foi construído como produto um site do Museu memorial da Balaiada para uso de professores e alunos. O site possui orientações metodológicas para os docentes, galeria de fotos, histórico do museu, resumo sobre a Balaiada e o museu virtual para a visitação em 360º disponível em http://www.memorialvirtual.com.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Percursos formativos da Museologia na Amazônia paraense(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022) SILVA, Carmen Lucia Souza daCom o objetivo de celebrar os 90 anos da formação em Museologia no Brasil, o artigo apresenta, com ênfase no contexto da Amazônia paraense, percursos formativos que contribuíram para o campo dos estudos da Museologia no país, iniciando no século XIX. Traça esta trajetória por meio de discursividades e de práticas constitutivas de um ideal de museu e de sua importância, envolto em ações de ensino e pesquisa, ainda na sociedade brasileira oitocentista. Prossegue visitando alguns marcos que iriam, no final da primeira década do século XXI, resultar na criação do primeiro curso de bacharelado em Museologia do Norte do país, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), em meio à expansão das instituições de ensino superior brasileiras e à inserção de uma política nacional de valorização da cultura e do patrimônio. Conclui-se demonstrando caminhos atuais trilhados pela formação em Museologia na região.
