Navegando por Assunto "Museums"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Inteligência Artificial, Museus e Patrimônio: entrevista com Lucia Santaella(Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza daLucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq. É professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005, e o prêmio Luiz Beltrão - maturidade acadêmica, em 2010. Desde 1996 tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. Tem 51 livros publicados, dentre os quais seis são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou 26 livros e publicou perto de 500 artigos no Brasil e Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semi-ótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência. Nesta entrevista, Lucia Santaella trata sobre Inteligência Artificial e as transformações tecnológicas em curso que afetam os Museus e o Patrimônio Cultural, englobando questões epistemológicas e sociais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Museus e Patrimônio: Pensamento Cibertecnológico e Cultura Digital(Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza da; MELO, Ana Claudia da CruzNeste trabalho, apresentamos uma reflexão sobre como as tecnologias digitais altera- ram, nas últimas décadas e, inclusive, em um contexto de isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19, a maneira como vi- venciamos os museus e o patrimônio cultural. Revisitamos ideias e pensamentos de teóricos como Wiener, Haraway, Preciado e Levy para refletir, da cibernética ao ciborgue e à cultura datacêntrica, sobre estas transformações ao considerar a inter-relação entre sujeito-tec nologia-sociedade. Para isso também pontua mos marcos formativos ou históricos, no Bra sil e no mundo, que culminam em uma gama de recursos que expandem memórias e espa ços museológicos com o impulso de cibertec nologias. Adventos que estão na base do que se nomina cultura digital, onde a sociedade se remodela afetada por adendos tecnológicos. Trazemos, ainda, resultados de cartografias de espaços na internet de instituições museais brasileiras, realizadas entre 2018 e 2020, que sinalizam o quão estamos em um processo de imersão na cultura digital.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Museus, Espaços e Tecnologias Digitais: entrevista com Lucrécia D’alessio Ferrara(Universidade de Brasília, 2021-12) SILVA, Carmen Lucia Souza daLucrécia D’Alessio Ferrara é doutora em Literatura Brasileira pela Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). É professora titular emérita da PUC- -SP e professora titular aposentada da USP. Atualmente exerce a função de professora titular junto ao programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Universida- de Católica de São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação- -Cultura (ESPACC). Seus interesses de estudo estão voltados para a epistemologia da comu- nicação em suas possíveis interfaces temáti- cas com a cultura, a semiótica, a arquitetura, a cidade e o design. Nesta entrevista, Lucrécia D’Alessio Ferrara discute o museu por tem- pos e espaços, inclusive diante das tecnologias digitais, e ainda discorre sobre Museologia e Comunicação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O potencial da cultura material na educação museal sobre formas de violência na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2023-07-04) OLIVEIRA, Nadison Gomes de; ALMEIDA, Marcia Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1085631337892211O objetivo principal deste trabalho é analisar e refletir sobre possibilidades de práticas de educação museal que através da cultura material abordem o tema da violência em instituições museológicas na região amazônica. Com o intuito de compreender maneiras em que a cultura material pode ser utilizada em atividades de educação museal e/ou patrimonial voltadas para problemas sociais e políticos envolvendo diferentes formas de violências na região, principalmente, contra grupos considerados socialmente minoritários, envolvendo questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades. Como metas para alcançar este objetivo me proponho a compreender a importância da cultura material e algumas possibilidades em que podem se tornar agentes em práticas educativas nos museus; mapear as compreensões de museus, educação museal e violências em museus da região amazônica, através de relatos de discentes do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará e pessoas museólogas formadas, que atuam ou atuaram em instituições na região; e comparar as práticas relatadas com as noções de educação presentes em cartas patrimoniais e de museus, e também, com a Declaração Universal de Direitos Humanos, para compreender se as ações descritas, localizadas na região amazônica, estão condizentes com as diretrizes que visam a manutenção de práticas para o desenvolvimento da democracia e da paz. Com isso surgem reflexões de como a memória e o poder são elementos intrínsecos dos museus; propostas para educar sobre violências de forma sensível e engajada através das coisas; e a possibilidade de pensar em uma Museologia amazônica e uma educação museal regional.
