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Navegando por Assunto "Narrativas Amazônicas"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A recepção de narrativas amazônicas e a formação de leitores no 7º ano do Ensino Fudamental
    (Universidade Federal do Pará, 2019-07-07) LIMA, Elainne Cristina Santana de; FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de; http://lattes.cnpq.br/8640178343507222
    A literatura proporciona a humanização do indivíduo contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Em razão dessa premissa, esta pesquisa se propõe a apresentar estratégias de mediação e recepção de leitura do texto literário com o intuito de possibilitar aprimoramento docente no que se refere às práticas de letramento literário realizadas nas salas de aula do ensino fundamental II – neste caso, numa turma de 7º ano – bem como garantir aos discentes um encontro efetivo com as obras por meio da leitura de textos integrais e oportunizar aos mesmos o compartilhamento das experiências de leitura. Para isso, selecionamos como corpus narrativas fantásticas e maravilhosas de temática amazônica iniciando as oficinas com as narrativas orais populares “A lenda do Norato” e “A cobra do rio Vacilande”, coletadas pelo projeto IFNOPAP, organizado pelos pesquisadores Simões e Golder (1995), assim como pelas histórias “A Mãe D‟Água do igarapé de São Joaquim” e “Cobra Grande do Murinim” recolhidas, respectivamente, pelos escritores/pesquisadores Walcyr Monteiro (2012) e Paulo Maués Corrêa (2016). Ao final das oficinas, propusemos a leitura do conto “Acauã”, de Inglês de Sousa (2012). Nosso estudo embasou-se, principalmente, nas teorias de Candido (2004), Todorov (1970, 2010, 2014), Petit (2007, 2009, 2013), Lajolo (1993), Zilberman (2009), Jouve (2002, 2012), Colomer (2003, 2007), Rouxel (2013a, 2013b, 2013c), Jauss (1979, 1994), Iser (1979, 1996), Silva (1988), Zhumtor (2007, 2010), Compagnon (2010), Goulemot (2011), Bernd (1992), Roas (2014), Hall (2015), Bettelheim (2015), de Maria (2016), Chiampi (2017), dentre outros. A base teórico-metodológica adotada pautou-se em Ghedin e Franco (2008), André (2008), Silverman (2009) e Thiollent (2011). Usando uma abordagem etnográfica, trata-se de uma pesquisa ação, qualitativo-interpretativa cuja metodologia baseou-se na sequência básica do letramento literário de Cosson (2016) bem como na perspectiva da metacognição a qual compreende o ensino-aprendizagem das estratégias de leitura proposta por Girotto e Souza (2010), Souza e Girotto (2011). A partir dessa concepção de trabalho, realizamos oficinas privilegiando a leitura oralizada dos textos supramencionados acompanhadas de atividades, nas quais enfocamos a mediação antes, durante e após a leitura assim como a utilização de estratégias para melhor compreensão do texto literário. Como resultado da pesquisa, comprovou-se a eficácia de uma prática de leitura mediada aliada ao ensino de estratégias que favoreçam o diálogo entre texto, autor e leitor a fim de promover maior interesse pela leitura literária, entendimento do que se lê, troca de experiências e engajamento para novas leituras. Da mesma forma, evidenciou-se que a leitura de narrativas que enfocam o elemento fantástico e maravilhoso amazônicos contribuem para a motivação leitora dos alunos do ensino fundamental II favorecendo a construção e manutenção do hábito da leitura literária.
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