Navegando por Assunto "Narrativas históricas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial(Universidade Federal do Pará, 2019-01-29) ARAÚJO, Plínio Sá de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377A proposta dissertativa está pautada na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, do Mestrado Profissional de Ensino de História (PROFHISTÓRIA). O corpo dissertativo está dividido em quatro capítulos que se inter-relacionam objetivando a metodização de práticas de ensino de história, usando as histórias em quadrinhos como gênero literário capaz de narrar histórias de longa duração. Para tal, o trabalho pauta-se no diálogo entre características da semiótica, própria das histórias em quadrinhos, combinadas a proposições da teoria da história como narrativa histórica, consciência histórica e aprendizagem histórica. A realização desse diálogo está aliada a debates e oficinas de pesquisa realizada na Escola Ruth dos Santos Almeida, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no recorte historiográfico que antecede e inicia a Ditadura Civil-Militar, em Belém de 1964. O resultado do debate dessas proposições apresenta como produto uma HQ.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA(Universidade Federal do Pará, 2019-02-05) NANEZ, Otto Jorge da Silva; FERREIRA, Eliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/8121954088119834O objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica.
