Navegando por Assunto "Narrativas orais"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Entidades e identidades no diálogo entre seres fantásticos das narrativas orais tradicionais da Amazônia e dos RPGS(Universidade Federal do Pará, 2021-05-04) MUINHOS, Breno Pauxis; SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão; http://lattes.cnpq.br/0672011058049782; https://orcid.org/0000-0002-1365-6258A Amazônia, além de uma região geográfica, é um espaço de civilizações tradicionais e suas culturas. Diversas sociedades floresceram e se desenvolveram nesse espaço, e vieram a entrar em contato com outras, advindas de outras partes do mundo e, neste local, criaram outra variedade de pensamentos que são concretizados em narrativas que se mantêm até hoje. Na Literatura, o espaço amazõnico se tornou um cenário para as mais diversas manifestações da arte literária, e na História se constitui em um arcabouço rico de fenômenos da humanidade. Os jogos de interpretação de papéis, os RPGs, fazem parte de um gênero surgido no final da década de sessenta nos EUA, que apresenta em seu vasto material, reflexos de diversos momentos históricos e literários. Suas contribuições são perceptíveis em vários impressos voltados para praticantes desta atividade narrativa e outras mídias. A presente tese tem o objetivo de traçar os diálogos que os textos de impressos de RPG possuem com algumas narrativas orais coletadas pelo projeto IFNOPAP, que visa a expor o imaginário resistente na identidade local acerca daquilo que compreendem como realidade mitológica. O foco do trabalho está nos textos que relatam criaturas fantásticas presentes nos testemunhos de diversos sujeitos que foram interrogados pelos pesquisadores. Os relatos são colocados em comparação com os textos advindos de livros de jogos narrativos, algo que objetiva apresentar como as narrativas populares tradicionais ainda resistem ao tempo e são absorvidas por um gênero próprio da modernidade. Para uma percepção completa, irá ser traçado um recorte do percurso dos estudos das narrativas orais no Brasil e em outras partes do mundo, pertinentes aos objetivos da tese. Além, de se apresentar o contexto de como os jogos de interpretação de papéis surgiram; também será apresentado como as narrativas presentes nas obras podem ser percebidas como textos literários, cabíveis de interpretação e análise próprias da Teoria Literária. A partir destas premissas, se confirmará que as entidades ficcionais estarão ao lado da construção de identidade destes povos, a partir do material dos autores que contribuíram com o Projeto IFNOPAP. Por fim, em anexo, a tese apresentará uma proposta que exemplifica como as narrativas orais tradicionais podem ser adaptadas para uso como cenários de RPGs, que irão dispor de características próprias para serem utilizados como uma forma de resistência e expressão amazônica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memória e oralidade em 'Mãe das águas': performance de narradores em Icoaraci(Universidade Federal do Pará, 2014-07-08) FERREIRA, Nailce dos Santos; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778A pesquisa intitulada "MEMÓRIA E ORALIDADE EM MÃE DAS ÁGUAS. Performance de Narradores em Icoaraci", apresentada ao PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇAO EM ARTES (PPGArtes), se vincula à Linha de Pesquisa Processo de Criação e Atuação em Artes, Instituto de Ciências das Artes-ICA, Universidade Federal do Pará. O trabalho expõe a trajetória e envolvimento com contadores de histórias de Icoaraci, procurando evidenciar a riqueza do patrimônio imaterial desta comunidade. O objetivo central é o registro das narrativas, com ênfase na memória dos contadores e na performance dos mesmos ao narrar os fatos. Procuramos, ainda, demonstrar e destacar a importância da memória enquanto elemento construtor das identidades das pessoas desse lugar. As narrativas foram coletadas nas "Rodas de Conversas" e delas emergem olhares e falares sobre o local; saberes e curiosidades; particularidades e pontos comuns ou distintos. Os participantes das Rodas materializam, através da palavra, dos gestos, das expressões corporais e faciais, acontecimentos, vivências reais ou imaginárias, que, na maioria das vezes, se relacionam com a identidade amazônida de nossa gente. A voz, os gestos, o corpo, o silêncio, expressam sensações que advêm dessas reminiscências. A memória lembrada - e, por vezes, esquecida - eterniza experiências de sujeitos que vivem o presente com lembranças do passado; deixam-se perceber através da performance; ganham forma e trazem para o momento atual lembranças/imagens de épocas e acontecimentos idos. O trabalho se pauta no valor que a memória, performatizada pela oralidade, tem para afirmação, pertencimento e emancipação desses sujeitos cujas histórias pouco aparecem no mundo letrado, defensor de relatos históricos que primam pela verdade dos fatos. Um registro dessas memórias, fundamentais para a comunidade e os sujeitos/moradores de Icoaraci, quer pertençam ou não nesta pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Narrativas orais: vestígios da história da Comunidade da Praia do Crispim-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-05-03) SANTOS, Maria Mirley Farias dos; AMARAL FILHO, Otacílio; http://lattes.cnpq.br/2605877670235703; https://orcid.org/0000-0001-5467-8528A presente pesquisa realizou um estudo de comunicação com a finalidade de coletar e registrar de forma escrita, as narrativas orais para identificarmos possíveis vestígios da história da Comunidade da Praia do Crispim-PA, de modo a compreender como a comunidade surgiu e se tornou uma das mais relevantes para a região do Salgado. Para a coleta das narrativas, contamos com a colaboração de interlocutores importantes para a comunidade, pois ambos, foram um dos primeiros a migrarem para localidade, são providos de memórias, práticas e saberes sobre a região praiana, além de possuírem uma forte relação com o local que habitam. O interesse na pesquisa surgiu, após constatação de que não haviam registros oficiais que relatassem a história da comunidade. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é mostrar de que forma as narrativas orais podem contribuir na compreensão da história e memória da comunidade. Assim como, registrar as narrativas orais, para que se possa entender como a comunidade do Crispim- PA surgiu, bem como, aconteceram as mudanças no ambiente e na vida social da comunidade ao longo do tempo. Como aporte teórico nos embasamos naqueles que abordam sobre o estudo de narrativas: Ricoeur (1994), Souza (2010), Halbwachs (2013) e Benjamin (1985). Acerca dos conceitos de memórias e história: Le Goff (1990), Maciel (2017) e Sodré (2002). A pesquisa de campo surgiu nos moldes metodológicos da pesquisa narrativa de Motta (2013, 2017) e os apontamentos de Jovchelovitch & Bauer (2008) sobre a entrevista narrativa, que é considerado um método de pesquisa qualitativa, entrevista não estruturada e de profundidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres quilombolas de Santíssima Trindade - Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-03-15) SOUSA, Natasha Fernandes de; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Esta pesquisa tem como propósito compreender o sagrado (re)velado em narrativas orais de mulheres da Comunidade Santíssima Trindade-Pará. A relevância social em de dar vez e voz aos saberes, a religiosidades e aos costumes dos que habitam ou habitaram espaços marginais, refletindo suas narrativas em busca de identificar possíveis interferências temporais, e, ainda, o que representa a Comunidade através de suas vozes. Para isto, a investigação apresentou uma metodologia com abordagem qualitativa com características descritivas, considerando as narrativas orais de três mulheres quilombolas da comunidade Santíssima Trindade. A constituição dos dados se deu através de observação, entrevista, conversas informais, registro audiovisual e caderno de anotações. Os resultados apontam que o sagrado é (re)velado através de manifestações de rituais religiosos com devoção aos santos, principalmente a São Pedro - o padroeiro da Comunidade, bem como, em rituais de cura com ervas ou de rezadeiras. Ressalta-se que o sagrado também se (re)vela por meio de hierofanias elementares ou mais elaboradas como a humana. Conclui-se que no sagrado (re)velado em narrativas orais das mulheres da comunidade quilombola Santíssima Trindade há um entrelaçamento entre vida e memória à própria história da Comunidade, tornando-se fonte de conhecimento para conhecer a história do lugar em que o sagrado se (re)vela com representatividade e pertencimento à comunidade de mulheres negras e quilombolas, para além de uma ideologia totalizadora.Tese Acesso aberto (Open Access) Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais(Universidade Federal do Pará, 2021-12-10) COZZI, Andréa Lima de Souza; SILVA, CARLOS ALDEMIR FARIAS; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316Os saberes ambientais são construídos milenarmente a partir da observação e da experiência, passados de geração após geração pelas vozes. O exercício da escuta envolve a transposição do entendimento de outras formas de ver e explicar o mundo, expressas em práticas socioculturais dos humanos. As explicações para os fenômenos naturais vivenciados nas áreas rurais-ribeirinhas da Amazônia são elucidadas por conceitos formulados dentro da seara do imaginário, criações e representações, modos de dar significados às experiências cotidianas. O presente trabalho explora, a partir do amálgama das culturas amazônicas, essa zona difusa de interpretação em que o real e o imaginário se misturam. O tema de estudo construído apresenta-se por meio da seguinte pergunta: Como são tecidos os saberes ambientais enredados com o imaginário mítico expresso na voz do contador de histórias e como circulam na região insular de Belém? A hipótese construída diz da existência de significâncias nos saberes ambientais construídos e reconstruídos por meio do imaginário, contidos nas narrativas orais amazônicas evocadas a partir das memórias dos narradores, o que denominei de econarrativas. Os caminhos metodológicos aportam na abordagem qualitativa, etnográfica, por meio de entrevista narrativa, photovoice, diário de campo, caderno de atividades e oficinas. A tese se desenvolve em três partes: Portal - Memórias de quintal desvela minhas experiências significativas nos estágios da infância, vida profissional e acadêmica com a oralidade e o cuidado com o meio ambiente, enfocando como eles se entrelaçam e determinam a temática da pesquisa. O quintal como espaço da liberdade, do aprendizado e do pertencimento. O portal chama-se Memórias do mundo e apresenta os movimentos do ensinar e aprender a partir dos conhecimentos construídos pela humanidade, a contextualização do pensamento científico ocidental e a transição da vertente diurna para a noturna trazida por Bachelard. Apresenta as configurações do imaginário amazônico numa relação com as narrativas orais e os saberes ambientais que circulam na região insular de Belém, bem como os caminhos percorridos para tornar possível a pesquisa na perspectiva metodológica. Por fim, o portal intitulado de Memórias de rio e floresta nos conta sobre o encontro com o contador tradicional da ilha do Murutucu, Mestre Simeão, e as narrativas orais contadas em suas performances que falam do cuidado com o meio ambiente, das quais despontam a Zeladora, a Mãe d’Água e a Curupira, articulando com os saberes ambientais presentes no repertório das narrativas do contador de histórias das Ilhas. Na conclusão, apresento os resultados alcançados durante a pesquisa, além das contribuições que os passos dados na experiência vivida trouxeram como proposições de ampliação dos diálogos no ensino de Ciências nos anos iniciais no que diz respeito aos saberes ambientais contidos nas econarrativas.
