Navegando por Assunto "Natural sciences"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desafios da Educação do Campo: o ensino de Ciências e a realidade da comunidade Santo Antônio(Universidade Federal de Itajubá, 2020) SANTOS, Ivaneildes Viana França dos; SILVA, Márcio Rogério da; FORMIGOSA, Marcos Marques; GOMES, Felipe Bittioli RodriguesO principal objetivo desta pesquisa foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos em contextualizar os conteúdos de Ciências da Natureza do 9º ano com a realidade e especificidades da comunidade Santo Antônio, na escola multisseriada Santo Antônio Anexo. Por meio de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, e de uma investigação documental, entrevistou-se alunos e pais. Os resultados sinalizaram que as escolas do campo não estão preparadas para contribuir no desenvolvimento dos indivíduos, no sentido de dar uma perspectiva de atrelar os conteúdos estudados ao modo de vida desses cidadãos, o que influencia negativamente no processo Ensino e Aprendizagem dos alunos do campo, desestimulando-os. Foi identificado, também, que a falta de formação dos profissionais afeta o preparo de aulas adequadas aos anseios dos alunos e daquele povo. Além disso, a heterogeneidade de séries, os conteúdos e a faixa etária foi um dos principais motivos da dificuldade em realizar o planejamento escolar, resultando em aulas no modelo de seriação. Também se evidencia a necessidade da escola e da comunidade serem parceiras não somente na formação dos saberes científicos, mas na valorização destes por meio de Planejamento Curricular que contextualize a realidade desse grupo, tendo como base sua cultura e vivências. Assim, a Educação do Campo precisa estar comprometida com um planejamento curricular que traga significados para a vida dos alunos enquanto sujeitos do campo, de forma que sua cultura seja valorizada e usada como base na construção do ensino e aprendizagem, buscando estratégias que contemple a identidade do homem do campo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A educação do campo no contexto de desenvolvimento do litoral Norte do estado do rio Grande do Sul(Universidade Federal do Pará, 2016-12) TAUCEDA, Karen Cavalcanti; BOLTER, Jairo Alfredo Genz; HAAS, Jaqueline Mallmann; SEMINOTTI, Jonas José; FENNER, Ronieri dos SantosA presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2019-12) TENÓRIO, Walcinéia Duarte; FORMIGOSA, Marcos Marques; ROCHA, Carla Giovana Souza; SANTANA, Ronaldo HenriqueUma boa formação docente implica no processo de ensino e aprendizagem que qualifique e direcione o profissional para atuar em sua área de formação, mas não é raro encontrarmos professores em exercícios sem a formação na área, sobretudo nas escolas do Campo. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar os reflexos da ausência de formação específica na atuação de docentes na disciplina de Ciências em escolas do campo, no município de Porto de Moz, Pará. Os interlocutores da pesquisa foram três professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental com a disciplina de Ciências em escolas do campo. Além da observação e diário de campo, realizamos entrevistas, a partir de um roteiro com perguntas semiestruturadas, que, a posteriori, foram gravadas e transcritas. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, onde identificamos que a predominância de professores sem formação na área de Ciências, falta de formação pedagógica e de apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, além de um quadro que revela a precarização do trabalho dos educadores que atuam no campo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química(Universidade Federal de Mato Grosso, 2021-04) CATANHEDE, Severina Coelho da Silva; SILVA, André Flávio Gonçalves; SILVA, Francisco Hermes Santos da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena daEste trabalho busca elencar o quantitativo de artigos publicados em alguns periódicos nacionais que tratem a Física e a Química de maneira interdisciplinar. Para delimitar o espaço amostral, limitamo-nos a fazer apontamentos considerando somente os trabalhos com o enfoque no Ensino Básico. A busca foi realizada a partir da palavra interdisciplinar em periódicos da área de Ensino de Ciências com Qualis/CAPES A1, A2, B1 e B2, entre os anos de 2009 e2019. O foco foram os artigos que abordavam a Física e Química de maneira interdisciplinar. A discussão tem como fundamento os documentos oficiais de educação a respeito da interdisciplinaridade,como também as contribuições provenientes da leitura dos textos selecionados. Como resultado, pudemosverificar que a maioria dos trabalhos que tratam da Física e Química de maneira interdisciplinar está concentrada no Ensino Superior, sendo que no segundo quinquênio foi possível verificar um aumento substancial na quantidade de trabalhos publicados nos periódicos analisados. Também foi possível verificar que os periódicos que contribuem com cerca de 80% de toda publicação coletada nesta pesquisa são: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Revista Areté/Revista Amazônica de Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física, sendo esta última, responsável por agrupar metade dos artigos selecionados para esta análise.
